Na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, o Núcleo de Imunização da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) intensifica o trabalho nas Unidades Básicas de Saúde e na Sala de Vacinação do PAM para atualizar a Caderneta de Vacinação desse grupo. No sábado (16), acontece o Dia D da Campanha de Multivacinação.

A vacinação é gratuita e disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde), por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), até o dia 23 de setembro, durante a Campanha de Multivacinação para todas as crianças e adolescentes menores de 15 anos.

As unidades de saúde estão abastecidas com os imunizantes que compõem o PNI (Plano Nacional de Imunizações) para atender à Campanha de Multivacinação. “A campanha é uma forma de garantir o controle e eliminação de doenças como a poliomielite, sarampo, rubéola, febre-amarela e catapora”, explica Edvan Marcelo Marques, gerente do NI. 

Para a coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Rezende Goldfinger, é importante que os pais, familiares e/ou responsáveis levem as crianças e adolescentes, menores de 15 anos, até uma Unidade de Saúde mais próxima para a atualização da Caderneta de Vacinação.

“Essa campanha vem com uma intensificação para crianças e adolescentes para realmente resgatarmos e atualizarmos a caderneta vacinal, especificamente desta população. Para isso, é essencial que todos compareçam aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi aplicada ou se há doses em atraso”, explica.

Em Dourados, todas as UBSs do município vão atender durante todo o dia, o mesmo acontece na Sala de Vacinação do PAM.

Saiba quais vacinas que serão disponibilizadas:

Para crianças

BCG; Hepatite B; Rotavírus humano (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre-amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV); Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV); Varicela; Pneumocócica 23-valente (Pncc 23*), vacina indicada para população indígena a partir dos cinco anos de idade.

Para adolescentes menores de 15 anos

Hepatite B (HB recombinante); Difteria, Tétano (dT); Febre-amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada); Pneumocócica 23-valente (Pncc 23), vacina indicada para população indígena.