Dourados oficializa criação de programa de dignidade menstrual na rede pública

Uma comissão foi formada para tratar do tema no município

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Grupo foi criado nesta quarta-feira (Foto: Reprodução/Prefeitura)

Com decreto assinado nesta quarta-feira (8), o prefeito Alan Guedes (PP) oficializou a criação do Programa Municipal de Promoção à Dignidade Menstrual. A medida também institui um grupo de trabalho que fica responsável pela sua implantação.

Segundo a prefeitura, há casos em que 20% de jovens de 14 a 24 anos que menstruam já deixaram de ir à escola por não terem absorvente. Alan Guedes ressaltou que não é admissível que uma menina deixe de estar em sala de aula porque a família não tem condições de comprar absorventes.

“Pode parecer simples, mas a realidade nos impõe a obrigação de nivelar e permitir que essas meninas tenham os mesmos acessos, que elas estejam todos dos dias letivos em sala de aula. Todas meninas da Reme, a partir de 9 anos, terão acessos a esse item de higiene pessoal”, explicou o prefeito.

A comissão, composta apenas por mulheres, é formada pela chefe de gabinete, Jéssica Medeiros, pela secretária de Educação, Ana Paula Benitez Fernandes, a assessora especial, Fabiana Baggio, a diretora de Departamento de Atenção Básica à Saúde, Silvia Bosso e pela secretária de Assistência Social, Daniella Hall.

“Já participei da comissão da OAB que trata da dignidade menstrual e visitei o presídio e tivemos relatos de detentas que usam jornal velho, papelão, miolo de pão, para conter o fluxo. Essas mulheres estão cumprindo sua pena e devem sim receber esse olhar do poder público. Por isso, levar esse projeto para nossas adolescentes é fundamental, precisamos debater esse tema”, explica Daniela.

Conteúdos relacionados

lei seca cerveja bebidas
Yoga