Douradenses com mais de 6 meses já podem tomar vacina contra a . A ampliação do público foi anunciada pelo na última sexta-feira (12) e na segunda maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, as doses estão disponíveis em todas as unidades.

A imunização também acontece na Sala de Vacinação do PAM e em ações pontuais realizadas pela Sems (Secretaria Municipal de Saúde). O objetivo, segundo a pasta, é expandir a cobertura vacinal contra a doença antes do inverno, quando as infecções respiratórias tendem a aumentar.

“A orientação atende a pedido de estados e municípios, que podem usar as vacinas em estoque e adotar estratégias locais para operacionalizar a imunização, atendendo às realidades de cada região”, orienta o ministério.

Mais de 80 milhões de doses da vacina trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan, foram distribuídas para todo o país. A meta é vacinar 90% da população.

Até a semana passada, a vacina estava sendo aplicada apenas em idosos acima de 60 anos; crianças com a partir de 6 meses a menores de 6 anos, além de outros grupos prioritários.

“As pessoas inseridas nestes grupos continuam sendo alvo da vacinação, pois são as com maior suscetibilidade de agravos caso se contaminem com o vírus influenza, gerando muitas vezes internações hospitalares e até óbitos”, disse o gerente do Núcleo Municipal de Imunização, Edvan Marcelo Marques.

As Unidades Básicas de Saúde de atendem de segunda a sexta-feira, entre 7h e 11h e depois abrem às 13h e fecham às 17h. 

A Sala de Vacinação do PAM não tem atendimento nesta semana, já que a equipe está participando de ações externas direcionadas. No sábado (20), entre 8h e 13h, o atendimento acontece normalmente.