Crianças com sintomas respiratórios? Saiba onde buscar atendimento sem agendamento em Campo Grande
Campo Grande enfrenta uma epidemia de doenças respiratórias, que atingem principalmente as crianças
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
USFs (Unidades de saúde da família) estão sendo referenciadas para realizar o atendimento de pacientes que apresentem casos leves de síndromes respiratórias, dengue e outras Arboviores. Tanto crianças, como adultos podem procurar o serviço.
Campo Grande enfrenta uma epidemia de doenças respiratórias, que atingem principalmente as crianças. A classificação da crise que lota unidades de saúde, hospitais da rede pública e até privada em epidemia foi feita pelo secretário municipal de saúde, Sandro Benites.
A medida de liberar o atendimento nas USFs visa desafogar as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde) e assegurar a assistência adequada ao paciente.
Atualmente, mais de 60% do volume de atendimento das unidades de urgência e emergência são de pacientes classificados como azul e verde, ou seja, de menor gravidade e que poderiam ser atendidos na Atenção Primária.
Evitar longas esperas
“Neste momento, estamos passando por um surto de doenças respiratórias e de dengue em nossa cidade e isso fez com que a demanda das unidades de urgência aumentassem em mais de 30%. Desta forma, a recomendação é de que a população busque atendimento nas unidades básicas e de saúde da família, evitando assim longas esperas por atendimento”, explica o secretário.
Diante deste cenário, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) referenciou 15 unidades espalhadas pelas seis regiões urbanas, que funcionarão em horário estendido para atender os pacientes de menor gravidade nas referidas condições clínicas, sem a necessidade de agendamento.
Confira:
- Clínica da Família Iracy Coelho
- Clínica da Família Portal Caiobá
- Clínica da Família Nova Lima
- USF Batistão
- USF Coophavila
- USF Itamaracá
- USF Noroeste
- USF Jardim Presidente
- USF Moreninha
- USF Oliveira
- USF Paulo Coelho Machado
- USF Santa Emília
- USF Serradinho
- USF Tiradentes
- USF Vida Nova
O atendimento é realizado de 7h às 19h nas unidades citadas. Elas contam com médicos generalistas e especialistas em medicina da família e comunidade que estão aptos a fazer o atendimento de pacientes de todas as faixa-etárias.
As outras 59 unidades básicas e de saúde da família do município devem manter os atendimentos às demandas espontâneas e programadas, de acordo com a organização de cada uma.
Alerta para bebês de até 6 meses
O secretário de saúde também fez um alerta para pais de bebês de até 6 meses de idade. Segundo ele, no fim de semana foram constatados casos graves em muitos bebês com sintomas de doenças respiratórias. A situação atinge até crianças com poucos dias de vida.
Diante do problema, Sandro Benites fez apelo para que pais evitem expor bebês de até 6 meses em locais com alto fluxo de pessoas. E que em caso de crianças que frequentem escola, que os pais mantenham os alunos com sintomas de doenças respiratórias até 3 dias em casa.
“Eu quero fazer um alerta para pais de bebês abaixo de 1 ano, pelo menos bebês de até seis meses, evitem sair de casa. Não é hora de ficar passeando e fazendo visita, vamos proteger. Sempre utilizar máscara. Vamos voltar a proteger nossos bebês porque estamos vivenciando uma epidemia e já tivemos óbitos”, disse o secretário.
Dengue também causa epidemia em Campo Grande
Além do surto de doenças respiratórias, Campo Grande também enfrenta uma epidemia de dengue. Em todo o Mato Grosso do Sul, são mais de 20 mil casos em apenas três meses.
A morte da criança de 3 anos, ocorrida na semana passada, que era suspeita de ter sido causada por dengue, foi confirmada pelo secretário Sandro Benites.
Para conter o avanço da doença, a Sesau afirma que vai intensificar mutirões e firmar parceria com as Forças Armadas, com objetivo de conscientizar e incentivar a população para que limpem casas e terrenos e diminuam os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti.
“Essa semana iremos fechar parceria com a Aeronáutica e queremos fazer com que a população limpe a casa”.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Estúdio de yoga é pichado com palavra ‘morte’ e símbolo satânico em Paranaíba
- Campo Grande e outras 53 cidades de MS estão na rota de chuvas intensas no fim de semana
- Trabalhador rural morre em hospital depois ser atropelado pelo próprio caminhão
- Dono de mercado preso por expor à venda carne com casulos de larvas é solto com fiança de R$ 5 mil
Últimas Notícias
Precisa de médico? Confira a escala nas UPAs e CRSs de Campo Grande
Neste domingo (19), mais de 100 médicos estarão trabalhando nas UPAs e CRSs de Campo Grande
Domingo amanhece com tempo firme, mas previsão indica chuvas em Mato Grosso do Sul
Em Campo Grande, as temperaturas mínimas variam entre 22°C e 28°C neste domingo
Cão escapa de oficina mecânica e ataca pedestre no Jardim Columbia
Animal da raça pit bull teria pulado muro de aproximadamente 2 metros de altura
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.