Cerca de 450 famílias puderam visitar o Bioparque Pantanal, em Campo Grande, neste domingo (2). A abertura especial aconteceu em celebração ao Dia Mundial da Conscientização sobre o autismo. A visita foi específica para pessoas – a maioria crianças e adolescentes – que têm TEA (transtorno do espectro autista) e seus familiares.

A organização para receber os visitantes com autismo incluiu também a distribuição de abafador de som, que foi essencial para o sucesso do passeio de Diego, de 7 anos, e da mãe dele, Sandra Rodrigues dos Santos.

“A gente já tinha vindo outro dia para visitar, mas não tivemos muito sucesso, ele ficou incomodado com o barulho. E hoje o abafador salvou nosso passeio. Eu não sabia que teria, eles emprestaram e foi surpreendente ter disponível, ajudou para que ele ficasse regulado. Hoje ele conseguiu curtir e aproveitou”, diz a mãe do pequeno.

O evento foi acompanhado pelo governador e a primeira-dama de Mato Grosso do Sul, Eduardo e Mônica Riedel, além da secretária Patrícia Cozzolino (SEAD) e a senadora Tereza Cristina.

Neste domingo (2), o passeio proporcionou aos visitantes a troca de experiências e de informações sobre o espectro autista e momentos de descontração em um ambiente adaptado e preparado para receber crianças e adolescentes com TEA.

“O autista é uma pessoa e tem condições de ser incluído em todos os ambientes da sociedade. Nos fortalece e nos faz ter vontade de continuar lutando pela inclusão, que é possível e só precisa ser levada a sério. Estamos felizes porque estamos no caminho certo”, afirmou a superintendente do Terceiro Setor da Sead, Malu Fernandes.

Celebrado no dia 2 de abril, o Dia Mundial de Conscientização sobre o autismo foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, e instituído no Brasil pela Lei Federal nº 13.652/2018, com a finalidade de promover conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas.