Corumbá terá ‘Caminhadas Negras’, que conta a história do afroturismo

Caminhadas negras destacam protagonismo da diáspora africana, revelando personagens, lugares e manifestações culturais

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Caminhadas Negras (Foto: Guia Negro)

Corumbá, cidade localizada a 417 km de Campo Grande, recebe as Caminhadas Negras neste mês. A ação faz parte dos roteiros de afroturismo que acontece nas cinco regiões do país.

Coordenada pelo Guia Negro e conta com parceria de diversas empresas que realizam roteiros turísticos que destacam protagonismo da diáspora africana, revelando personagens, lugares e manifestações culturais.

Muitas dessas histórias não estão presentes em placas, em homenagens de ruas ou de praças, o que significa que trazer o protagonismo negro para os meios urbanos é uma nova forma de (re) conhecer as cidades e incentivar a diversidade no turismo.

“É uma oportunidade de recontar as narrativas e conhecer as histórias que a história não conta, que passam pelo passado, presente e futuro”, lembra o fundador do Guia Negro, Guilherme Soares Dias. 

Roteiros

Além de Corumbá e Campo Grande, os roteiros ocorrem em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Aracaju, Olinda (PE), Fortaleza, São Luís, Belém, Macapá, Brasília, Porto Alegre e Curitiba, onde possuem parceria da AMB (Associação dos Magistrados do Brasil) e são exclusivos para juízes. 

Além disso, Florianópolis, Rio Claro, Vinhedo, Campinas, Pindamonhangaba, Piracicaba, Juiz de Fora, Ouro Preto, Vitória, João Pessoa, Boipeba (BA), Recife, Maceió, Manaus e Cuiabá, onde possuem parcerias com empresas locais e são abertos ao público. Os passeios podem ser reservados por aqui: https://linktr.ee/guianegro

Conteúdos relacionados

Comunidade quilombola Eva Maria de Jesus
enem
Premiação ocorreu em Brasília