A (Prefeitura de ), através da Semed (Secretaria Municipal de Educação), divulgou a lista de peças que irão compor os kits de uniformes, para alunos da zona urbana e rural da (Rede Municipal de Ensino). Além disso, a pasta informou que a entrega terá início com a volta às aulas, prevista para o dia 08 de fevereiro.

De acordo com a pasta da educação, todos os alunos da REME, desde o grupo 1 (alunos de 4 meses) até o 9° ano do ensino fundamental das escolas urbanas e do campo, e os estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos) receberão, de acordo com o ano e a unidade escolar, camiseta, bermuda, mochila, tênis e meia.

Os alunos das escolas do campo também receberão uma botina. Os itens do uniforme que são de inverno – blusa de moletom, calça, jaqueta -, serão distribuídos posteriormente. A entrega dos uniformes aos alunos terá início com a volta às aulas, prevista para o dia 08 de fevereiro.

Material escolar

Ainda de acordo com a Secretaria, durante o ano de 2022 foram realizadas as licitações referentes a aquisição dos kits de materiais escolares, que serão entregues no ano letivo de 2023, aos alunos da REME.

A secretaria ainda esclarece que as licitações – e adesões a atas de registros de preços – já tiveram seguimento, com o devido empenho e contratação. As empresas estão na fase final da produção e até o final de janeiro será formalizado o dia da efetiva entrega dos itens que serão distribuídos aos alunos.

Os kits de material compostos por lápis, tesoura, cola, lápis de cor, giz de cera, massinha de modelar, agenda, cadernos diversos, régua, cola colorida, apontador, borracha, tinta guache, com variações de acordo com o ano escolar, serão entregues logo após a retomada das aulas, prevista para o dia 8 de fevereiro.

Retorno das aulas

As aulas na Rede Municipal de Ensino (REME), em 2023, estão previstas para começarem no dia 8 de fevereiro. A Resolução SEMED n. 244, publicada no dia 19 de dezembro de 2022, no Diogrande, dispõe sobre a organização do ano escolar e do ano letivo para o próximo ano, nas unidades escolares da REME – Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e escolas de ensino fundamental.

A apresentação dos professores e a realização da jornada pedagógica será de 1º a 7 de fevereiro de 2023. O ano tem previsão de 200 dias letivos, com das atividades no dia 18 de dezembro de 2023. Os dias 19, 20 e 21 de dezembro de 2023, são destinados ao exame final.

O encerramento do ano escolar está previsto para acontecer no dia 22 de dezembro de 2023. Já nas EMEIS o término do ano letivo será no dia 21 de dezembro de 2023.

O calendário escolar também prevê dias específicos para reunião geral e de orientação aos pais, sábados letivos, reuniões do conselho de classe, além de reuniões de pais e entrega de atividades. A unidade de ensino deverá indicar no calendário escolar, outras atividades previstas anualmente, como cívico-culturais, censo escolar, e outras necessárias.

O ano letivo somente poderá ser encerrado, depois do efetivo cumprimento dos duzentos dias letivos previstos no calendário escolar.