Com morte registrada nos últimos dias por gripe, Dourados tem Dia D de vacinação

Todas as unidades de saúde da cidade irão funcionar das 8 às 17 horas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Vacinação está entre os serviços oferecidos (Foto: Arquivo/Midiamax)

A Prefeitura de Dourados, por meio do Núcleo de Imunização, realiza neste sábado (20) o Dia D da campanha de vacinação contra Influenza. O objetivo é ampliar o acesso e estimular a população que ainda não tomou a vacina contra a gripe.

Neste dia todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas para atualização do Cartão de Vacina, das 8h às 17h, segundo informações da Sems (Secretaria Municipal de Saúde).

“Nosso objetivo é buscar, principalmente, o público-alvo que ainda não se vacinou, mas todas as pessoas, acima de 6 meses, podem procurar o imunizante. Outras vacinas também estarão disponíveis, então é uma oportunidade para colocar o cartão em dia”, explica o gerente do Núcleo Municipal de Imunização, Edvan Marcelo Marques.

Ele ressalta que a vacina da gripe e a bivalente contra Covid-19 podem ser aplicadas no mesmo dia. Também será ofertada suplementação de vitamina A para as crianças conforme protocolo do Ministério da Saúde.

Ainda de acordo com o Núcleo de Imunização vacina contra a Influenza está liberada para toda a população com mais de 6 meses de idade.

O imunizante ajuda a reduzir a circulação do vírus da gripe e evita o agravamento de doenças como pneumonia, sinusite e até problemas cardíacos, principalmente em crianças, idosos e portadores de doenças crônicas.

Mortes recentes

Entre as seis mortes recentes em Mato Grosso do Sul em decorrência da gripe, está um morador de Dourados, maior cidade do interior. É o que aponta o boletim epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde).

A vítima tinha 71 anos e morreu de H1N1 no dia 9 de maio. Ele tinha como comorbidade imunodeficiência e também imunodepressão. Além dele, está um bebê nascido em Campo Grande, sem comorbidades.

Até o momento, já foram 3.211 casos notificados de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), com 229 confirmados para Influenza. Desses, 78 são da ‘A’ [60 de H1N1 e 18 não subtipada] e 151 para o ‘B’.

Conteúdos relacionados

pantanal