Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com surto de doenças respiratórias, Prefeitura irá contratar leitos da rede privada

Mais de 1.396 pacientes estão internados com síndromes respiratórias em Campo Grande
Thatiana Melo -
(Foto: Karine Matos/Prefeitura de Campo Grande)

Com o surto de doenças respiratórias que deixou um caos na saúde pública, a Prefeitura anunciou neste sábado (1º), a contratação de novos leitos da rede privada para desafogar as filas e atender a pediatria. Em são 1.396 pacientes internados.

Em reunião, a prefeita Adriane Lopes afirmou que na segunda-feira (3) irá fazer um chamamento público para leitos clínicos e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Adriane ainda disse que está tudo sob controle, e que o chamamento deve disponibilizar os leitos ainda na próxima semana.

Ainda segundo informações poderão participar do chamamento todos os hospitais da rede particular. De acordo com a Sesau, é comum que logo após o início das aulas haja um crescimento no número de atendimentos nas unidades de urgência e emergência, principalmente em crianças com sintomas respiratórios. 

Surto de doenças respiratórias 

Mato Grosso do Sul tem 1.396 pacientes hospitalizados em decorrência de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), são 170 a mais que há uma semana. As crianças seguem sendo as mais afetadas, representando 50% dos casos entre zero e 9 anos de idade.

Os dados são do boletim epidemiológico da SES (Secretaria Estadual de Saúde), divulgado na última terça-feira (28), de março. Apesar do “surto” de doenças respiratórias em crianças ser generalizado, e Corumbá são as cidades com maior demanda.

Em Campo Grande estão 755 de SRAG e em Corumbá são 84, sendo os dois municípios com maior número de casos notificados. A incidência de SRAG é alta também em Alcinópolis, e Chapadão do Sul.

Crianças de zero a 9 anos correspondem a 50% dos casos, enquanto 30% estão nas pessoas acima de 60 anos. Não há nenhuma morte no Estado em 2023, em decorrência de SRAG. Entre os casos hospitalizados, 45,7% são Covid-19, 21%vírus sincicial respiratório e 20% rinovírus.

Mato Grosso do Sul vai antecipar vacinação

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) informou no dia 28 de março que vai antecipar o início da vacinação contra a gripe em Mato Grosso do Sul. Oficialmente, a campanha começaria no dia 10 de abril, no entanto, o aumento de casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) no Estado foi determinante para o adiantamento. 

Ao todo, Mato Grosso do Sul recebeu o primeiro lote com 92 mil vacinas, que já começaram a ser distribuídas aos 79 municípios. A aplicação está autorizada para todos os públicos. 

“A decisão de fazer a entrega destes imunizantes é em razão da chegada do outono e também devido ao aumento de casos de SRAG – doenças respiratórias. Por isso, resolvemos antecipar a vacinação em nosso Estado”, pontuou a coordenadora estadual de Vigilância Epidemiológica da SES, Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PRF flagra caminhoneiro com ‘rebite’ após 19 horas seguidas dirigindo entre MG e MS

Além de Ana Castela, Kaio e Gabriel, Eduardo Costa e Jads e Jadson são confirmados na Expogenética

Jay-Z lidera Forbes e se torna o artista mais rico da música em 2025

Prefeitura de Campo Grande não confirma ataque hacker e garante que dados estão seguros

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Filho de policial civil é morto em frente de conveniência no Nova Lima

calendário

Acabou a folga? Único feriado nacional de setembro cai em um domingo

Surto de sarampo em países vizinhos leva campo-grandense a esperar 2 horas por vacina

Últimas Notícias

Cotidiano

Morre homem de Nova Alvorada atropelado após receber alta na Santa Casa de Campo Grande

José Carlos Moura da Silva foi atropelado após receber alta da Santa Casa e, sem comunicação com a família, tentar voltar a pé pela BR-163

Famosos

Luis Fernando Verissimo é velado em Porto Alegre, em cerimônia aberta ao público

Governador Eduardo Leite decretou três dias de luto oficial no Rio Grande do Sul em razão do falecimento do escritor

MidiaMAIS

Mulheres na Ciência: Documentário será exibido gratuitamente em Pub de Campo Grande

Produção audiovisual volta a Mato Grosso do Sul, após série de exibições no RJ e PE

Emprego e Concurso

Procurando emprego? Próxima semana inicia com 1,7 mil vagas em Campo Grande

Oportunidades são em várias áreas e exigem diferentes níveis de especialização