Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com surto de doenças respiratórias, Prefeitura irá contratar leitos da rede privada

Mais de 1.396 pacientes estão internados com síndromes respiratórias em Campo Grande
Thatiana Melo -
(Foto: Karine Matos/Prefeitura de Campo Grande)

Com o surto de doenças respiratórias que deixou um caos na saúde pública, a Prefeitura anunciou neste sábado (1º), a contratação de novos leitos da rede privada para desafogar as filas e atender a pediatria. Em são 1.396 pacientes internados.

Em reunião, a prefeita Adriane Lopes afirmou que na segunda-feira (3) irá fazer um chamamento público para leitos clínicos e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Adriane ainda disse que está tudo sob controle, e que o chamamento deve disponibilizar os leitos ainda na próxima semana.

Ainda segundo informações poderão participar do chamamento todos os hospitais da rede particular. De acordo com a Sesau, é comum que logo após o início das aulas haja um crescimento no número de atendimentos nas unidades de urgência e emergência, principalmente em crianças com sintomas respiratórios. 

Surto de doenças respiratórias 

Mato Grosso do Sul tem 1.396 pacientes hospitalizados em decorrência de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), são 170 a mais que há uma semana. As crianças seguem sendo as mais afetadas, representando 50% dos casos entre zero e 9 anos de idade.

Os dados são do boletim epidemiológico da SES (Secretaria Estadual de Saúde), divulgado na última terça-feira (28), de março. Apesar do “surto” de doenças respiratórias em crianças ser generalizado, Campo Grande e são as cidades com maior demanda.

Em Campo Grande estão 755 de SRAG e em Corumbá são 84, sendo os dois municípios com maior número de casos notificados. A incidência de SRAG é alta também em Alcinópolis, e Chapadão do Sul.

Crianças de zero a 9 anos correspondem a 50% dos casos, enquanto 30% estão nas pessoas acima de 60 anos. Não há nenhuma morte no Estado em 2023, em decorrência de SRAG. Entre os casos hospitalizados, 45,7% são Covid-19, 21%vírus sincicial respiratório e 20% rinovírus.

Mato Grosso do Sul vai antecipar vacinação

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) informou no dia 28 de março que vai antecipar o início da vacinação contra a gripe em Mato Grosso do Sul. Oficialmente, a campanha começaria no dia 10 de abril, no entanto, o aumento de casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) no Estado foi determinante para o adiantamento. 

Ao todo, Mato Grosso do Sul recebeu o primeiro lote com 92 mil vacinas, que já começaram a ser distribuídas aos 79 municípios. A aplicação está autorizada para todos os públicos. 

“A decisão de fazer a entrega destes imunizantes é em razão da chegada do outono e também devido ao aumento de casos de SRAG – doenças respiratórias. Por isso, resolvemos antecipar a vacinação em nosso Estado”, pontuou a coordenadora estadual de Vigilância Epidemiológica da SES, Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
jardim

Com desabrigados e rastro de destruição pela chuva, Jardim pode declarar estado de emergência

Teatro terá quatro dias de programação gratuita dedicada ao Dia da Dança 

ovo de pascoa

Suspeita de envenenar família se disfarçou para comprar ovo de Páscoa

Temporal alaga ruas e invade casa no jardim Los Angeles

Notícias mais lidas agora

Feminicídio em MS: Mulher morre esfaqueada na nuca por companheiro, que está foragido

chuva alagamento guia lopes

Chuva intensa alaga trecho da BR-267 e deixa rastro de destruição em cidades de MS

paixao de cristo campo grande

Confira a programação: Sexta-feira Santa celebra a Paixão do Senhor

Após mais de uma década juntos, Mick Jagger e Melanie Hamrick confirmam noivado

Últimas Notícias

Cotidiano

Mais de 92 mil eleitores em MS podem perder o título caso não regularizem

Cancelamentos devem a ausência às urnas nas últimas três eleições

Cotidiano

Chuva não altera programação e católicos mantém celebrações da Sexta-feira Santa

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida das Moreninhas fiéis participaram de celebração, Via Sacra e encenação da Paixão de Cristo

Brasil

CNJ afasta desembargador por mensagens públicas de apoio a Bolsonaro

Pela decisão, Buhatem fica em disponibilidade, afastado de suas funções

Le Blog Maria Antonia

“Star Wars: Starfighter” terá Ryan Gosling como protagonista

Prepare-se para ver Ryan Gosling em uma galáxia muito, muito distante! O astro foi confirmado no elenco de Star Wars: Starfighter, nova produção da Lucasfilm com estreia prevista para maio de 2027. O longa será dirigido por Shawn Levy, conhecido por seu trabalho em Stranger Things e Free Guy. Diferente dos filmes anteriores da saga, … Continued