Com lei sancionada, novo símbolo de sinalização de idosos já é encontrado em Campo Grande

Órgãos de trânsito e empreendimentos privados têm até 2027 para se adequar ao novo modelo

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
placa
Placa com sinalização 60+ ao invés da bengala (Foto: Kísie Ainoã/Jornal Midiamax)

Na quarta-feira (10), a Prefeitura de Campo Grande sancionou a nova Lei de substituição de placas de sinalização indicativa de vagas, assentos, filas e outros serviços prioritários para a pessoa idosa na Capital.

A mudança aconteceu mediante uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que alterou o modelo de sinalização. Agora, o símbolo traz um desenho com uma pessoa em pé, com a postura reta e o sinal 60+ ao lado, ao invés da arqueada com a bengala.

A nova sinalização já pode ser encontrada em Campo Grande. Um dos locais recentemente sinalizados e que já estão nas novas adequações é uma vaga preferencial em frente à Escola Municipal José Dorileu.

placa
Placa sinalizando vaga preferencial (Foto: Kísie Ainoã/Jornal Midiamax)

Segundo o Executivo Municipal, a resolução do Contran prevê o prazo de 5 anos para que os órgãos de trânsito e também os empreendimentos privados de uso coletivo façam as adequações necessárias.

Esse prazo é contado a partir do dia 1º de junho de 2022, quando foi publicada essa resolução, ou seja, até 1º de junho de 2027.

De acordo com publicação no Diogrande, caberá ao Executivo, por meio dos órgãos competentes, realizar a substituição das sinalizações. A Lei entrou em vigor a partir desta quarta-feira.

bengala
Foto: Divulgação

Conteúdos relacionados