O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) vai receber duas novas UTIs móveis da Prefeitura de . Nesta quinta-feira (9), o prefeito e o secretário de Saúde, Waldo Lucena, assinaram ordem de fornecimento das ambulâncias.

Os veículos, preparados como UTI móvel, são da marca Mercedes Benz, modelo Sprinter e serão adquiridos com recursos do Município. O custo unitário é de R$ 570 mil, somando investimento de R$ 1,14 milhão. O contrato com a empresa fornecedora já foi assinado e o prazo de entrega é de até 90 dias.

As últimas ambulâncias recebidas pela unidade do Samu de Dourados são de 2018 e, segundo o coordenador-geral da unidade, Messias Villa Mendonça, sofreram com a alta demanda, principalmente durante os períodos mais críticos da pandemia da covid-19. 

“Foram meses de atendimento intenso, com pouco tempo até para as manutenções. Essa era uma opção que tínhamos que tomar na época que agora estamos pagando o preço. E eu não sei se todo mundo sabe, mas, a obrigatoriedade de trocar as ambulâncias é da União, então quando vemos o apoio da prefeitura entendemos que realmente existe uma parceria e uma preocupação com saúde”, explica.

De acordo com Alan Guedes, outras ambulâncias devem ser entregues ao Sistema de Saúde de Dourados, resultado de emendas estaduais e federais, mas essas estão sendo adquiridas com recursos municipais para suprir a falta de novas ambulâncias que não são entregues pelo há cinco anos.

“Nós esperamos que a União possa continuar cumprindo a missão de equipar o Samu e que tenhamos novos veículos, mas não é por isso que o Município vai se eximir da responsabilidade de melhorar a e capacidade de atendimento da unidade de Dourados”, afirmou o prefeito.