Com início do verão, saúde entra em alerta para aumento de casos de dengue em Campo Grande
Mutirão de combate a dengue chega ao Bairro Rita Vieira no sábado
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Pancadas de chuva ao longo de um dia quente são típicas no verão em Mato Grosso do Sul. Com isso, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) liga o alerta para o crescimento nos casos de dengue em Campo Grande nos próximos meses.
“Nós orientamos os moradores sobre a importância dos cuidados diários, sobretudo em relação ao descarte adequado dos materiais inservíveis, potenciais criadouros do mosquito. Além disso, nossos agentes fazem o trabalho de inspeção, identificação e eliminação de focos do mosquito”, explica o coordenador da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV), Vagner Ricardo Santos.
O coordenador reforça a preocupação com a chegada do período de chuvas, sendo necessário agir de maneira preventiva para evitar um aumento no número de casos.
“Se essas medidas, que são simples, não forem adotadas agora, corremos o risco de sofrer com aumento das doenças nos próximos meses. Por isso é fundamental que cada um faça a sua parte e a colaboração da população é essencial neste processo. Não adianta o Poder Público agir sem que haja consciência das pessoas”, enfatiza.
Município enfrenta estabilidade
De acordo com a Sesau, os casos de dengue estão estáveis em Campo Grande, com redução significativa desde o mês de junho. Do dia 01 de janeiro a 19 de dezembro foram notificados 16.435 casos e seis óbitos provocados pela doença.
No mesmo período, foram confirmados 15 casos de Zika e 16 de Chikungunya. Se comparado com o primeiro semestre deste ano, os casos tiveram redução de mais de 80%.
Mutirão
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) realiza neste sábado (23) mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya – na região do Bairro Rita Vieira.
Os agentes estarão mobilizados, das 7h às 13h, realizando a visitação domiciliar e orientação da população sobre as medidas de prevenção.
O controle da doença no município é reflexo do trabalho que vem sendo executado nas sete regiões e distritos, além de ações estratégicas que envolvem a sensibilização da população, monitoramento de áreas de risco, visitas domiciliares, remoção de materiais inservíveis e de potenciais criadouros do mosquito e eliminação de focos.
Paralelo à Operação Mosquito Zero, o trabalho de rotina e monitoramento é intensificado com o uso das chamadas “Ovitrampas”, além da sensibilização e engajamento comunitário, através das ações de Educação em Saúde nas escolas públicas e privadas e empresas.
Notícias mais lidas agora
- ONU acusa Paraguai pela morte de duas meninas durante operação militar em 2020
- VÍDEO: Capivara vai dar ‘rolê’ em piscina e precisa ser resgatada pela Polícia Militar Ambiental
- Dentista famosa que deixou pacientes com boca torta e necrose em Campo Grande é alvo do MP
- VÍDEO: Em menos de uma hora, chuva alaga rua do Jardim Canguru e causa transtorno a moradores
Últimas Notícias
Trump demite pelo menos 12 inspetores-gerais independentes em áreas críticas do governo
Os inspetores gerais foram notificados via e-mail de que eles tinham sido demitidos
Como previsto, bairros de Campo Grande registram chuva forte neste sábado
Monitoramento indica chance de chuvas de 50 milímetros nas próximas horas
VÍDEO: Ruas do Lageado ficam intransitáveis após chuva e enxurrada
Motociclista registra imagens e dificuldade de pilotar nos trechos
BBB 25: Gêmeos perdem redes sociais após fala polêmica sobre funk; entenda
Durante a festa, os gêmeos João Pedro e João Gabriel ativaram a ira de fãs da cantora Anitta ao fazerem comentários polêmicos sobre o funk
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.