O Dia D da Campanha de Multivacinação para e adolescentes acontece neste sábado (16) em todas as Unidades Básicas de Saúde do município de . A ação do município faz parte do Movimento Nacional pela Vacinação, do e é realizada também pela SES (Secretaria de Estado de Saúde).

O Núcleo de Imunização da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) abasteceu as UBSs com as vacinas que compõem o PNI (Plano Nacional de Imunizações) para atender a Campanha de Multivacinação.

 “A campanha é uma forma de garantir o controle e eliminação de doenças como a poliomielite, sarampo, rubéola, e catapora, que podem ser prevenidas com a atualização da caderneta de vacinação”, explica Edvan Marcelo Marques, gerente do NI.

Nas Unidades de Saúde, nos bairros e nos distritos, o atendimento acontece entre 8h e 17h. Já a Sala de Vacinação do PAM atende entre 8h e 13h. “É essencial que todos compareçam aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi aplicada ou se há doses em atraso”, completa Edvan.

Saiba quais as vacinas que serão disponibilizadas:

Crianças

BCG; Hepatite B; Rotavírus humano (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV); Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV); Varicela; Pneumocócica 23-valente (Pncc 23*), vacina indicada para população indígena a partir dos cinco anos de idade.

Adolescentes menores de 15 anos

Hepatite B (HB recombinante); Difteria, Tétano (dT); Febre amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada); Pneumocócica 23-valente (Pncc 23), vacina indicada para população indígena.