Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com doenças respiratórias em alta, inspeção identifica salas de aula tomadas por mofo em MS

TCE-MS divulgou relatório final de série de visitas realizadas em instituições públicas do Estado
Monique Faria, Fábio Oruê -
Foto: Divulgação/TCE-MS

Nessa quinta-feira (27) o TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) divulgou relatórios completos da “Operação Educação”, que teve como objetivo inspecionar a das escolas públicas de Mato Grosso do Sul. Salas de aulas com mofo chamaram atenção dos auditores, devido ao período de doenças respiratórias que estamos vivendo.

O auditor de controle externo, Roberto Silva Pereira, afirma que é preocupante a proliferação de bactérias, agora que vai entrar o inverno. “A partir do momento que o lugar está insalubre, a própria criança não se sente bem em estar ali e os professores se sentem desmotivados”, afirma.

Outros problemas encontrados foram a falta de hidrantes e extintores vencidos, que colocam em risco a segurança dos alunos e funcionários, em caso de incêndio. Além disso, a proliferação de doenças nas escolas é algo preocupante, pois de mosquito da dengue em águas paradas, fezes de pombo nas quadras e ventiladores com pó, também foram avistados durante a fiscalização.

De acordo com o diretor da Secretaria de Controle Externo do , Eduardo dos Santos Dionísio, Foram constatadas instituições de ensino em situação totalmente precárias. “Condições até desumanas. Banheiros sem portas e sem instalação hidráulica. Infraestruturas que influenciam negativamente no processo de ensino e aprendizagem da criança”, afirma.  

Foto: Divulgação/TCE-MS

A “Operação Educação”

A ação de auditoria aconteceu em todo o país, mobilizando os Tribunais de Contas de todos os Estados. No Mato Grosso do Sul foram escolhidas 18 municípios e 18 escolas urbanas, usando como base o Censo Escolar de 2022. A meta é expandir esse trabalho de campo para 79 cidade do Mato Grosso do Sul, sejam elas estaduais ou municipais.

As cidades incluídas nessa etapa da ação foram: Dourados, Glória de Dourados, Itaporã, Nova Andradina, Naviraí, Ivinhema, Bela Vista, , , Bandeirantes, Jaraguari, Terenos, Aquidauana, Anastácio, Aparecida do Taboado, Cassilândia, Selvíria e Campo Grande.

O conselheiro relator, César Lima de Oliveira irá apresentar o relatório no plenário do tribunal e a partir dele vão surgir as eventuais recomendações, que serão acordadas com os gestores. Ao decorrer de um determinado período eles deverão dar cumprimento às recomendações do tribunal.

A Fiscalização Ordenada Nacional é uma iniciativa da Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil), em parceria com o TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), com apoio técnico do Instituto Rui Barbosa e ainda o suporte institucional da Abracom (Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios) e do CNPTC (Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Carro ocupado por quatro pessoas cai de ponte em Bonito; ninguém ficou ferido

Ciclista de Campo Grande fica em 27º lugar em competição com 3 mil atletas

bolsa família

Beneficiários do Bolsa Família começam a ser pagos a partir desta sexta-feira

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Governador de MS vai para Ásia em busca de parcerias comerciais

Últimas Notícias

Polícia

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos

Política

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Frigoríficos de MS tomaram a decisão porque os produtos enviados a partir de agora chegariam após o início da taxa de 50%

Polícia

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

A mãe do adolescente confirmou que o marido agredia o filho

Polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Testemunhas relataram à reportagem que a PM e a GCM foram acionadas para a unidade e encaminharam o homem para a delegacia