Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com distribuição de mudas, Dourados inicia campanha ‘Agosto sem Cinzas’ contra queimadas

Ação inclui blitz educativa no centro da cidade
Marcos Morandi -
Cidade quer reduzir incêndios (Foto: reprodução, prefeitura)

Com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos e as penalidades para a prática das queimadas ao ar livre, principalmente no período de estiagem, a prefeitura de inicia a campanha ‘Agosto sem Cinza’, de prevenção e conscientização aos riscos de queimadas.

Estão previstas panfletagens neste sábado entre 9 e 10 horas na região central da cidade. Também está programada uma distribuição de mudas.

As atividades são desenvolvidas pela junto aos seus voluntários, Guarda Municipal Ambiental, Corpo de Bombeiros, Imam e as crianças do grupo de escoteiros São Jorge e do projeto Bombeiros do Amanhã.

De acordo com informações da Guarda Municipal, provocar queimadas ao ar livre sem a devida autorização, sejam urbanas ou rurais, é infração ambiental e tanto pessoas físicas quanto jurídicas são puníveis.

Conforme o artigo 19 da Lei 440/22, a nesse caso pode ser de 3.000 a 24.000 Uferms, o que convertido para o real, pode chegar a quase R$ 1,14 milhão.

De janeiro a julho deste ano a Guarda Municipal recebeu 49 denúncias de queimadas. O número é menor que o mesmo período no ano passado, onde a estiagem durou mais tempo e foram registradas 63 notificações.

Rodrigo Vitorino da Cruz, coordenador da Defesa Civil, ressalta que Dourados está há 22 dias sem chuvas. Esse período de estiagem, somado a baixa umidade do ar e as altas temperaturas trazem riscos à saúde.

Nos próximos dias as ações educativas serão realizadas nas rodovias da região de Dourados. “É necessário conscientizar a população dos riscos que as queimadas neste período podem causar, além da importância de evitar ao sol nos horários mais quentes, manter ambientes umedecidos e ingerir bastante líquido, para evitar problemas de saúde”, alerta.

Serviço:

Denúncias sobre queimadas podem ser realizadas através dos telefones 153 (GM), 193 (Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cruzeiro supera Inter para assumir vice-liderança do BR feminino

Jovem fica em estado grave ao ser esfaqueado durante briga por dívida

Corinthians demite o técnico argentino Ramón Díaz

Foragido é preso por descumprir semiaberto e romper tornozeleira

Notícias mais lidas agora

Em 10 dias, quatro mulheres foram esfaqueadas por ex-companheiros em MS

Semana Santa: Confissões, jejum e fé renovam a caminhada espiritual dos fiéis

Médico que matou advogada no trânsito é liberado para o regime aberto

CMN amplia uso de fundos de investimento em financiamento sustentável

Últimas Notícias

Esportes

Remo ‘fura’ a retranca do Botafogo-SP e arranca o empate no fim pela Série B

Série B do Campeonato Brasileiro

Polícia

Médico que matou advogada no trânsito é liberado para o regime aberto

Agora responderá no regime aberto, com a continuação do uso de tornozeleira eletrônica

Esportes

CRB vence Volta Redonda e é o único clube com 100% de aproveitamento na Série B

CRB venceu o Volta Redonda no estádio Rei Pelé

Polícia

Morto em confronto no Jardim Monumento carregava sacola com crack e portava arma, afirma GCM

Caso aconteceu no Jardim Monumento, nesta quinta