Agentes da PF (Polícia Federal) de Dourados realizaram, na manhã desta segunda-feira (26), ação educativa com o objetivo de prevenir o uso de entorpecentes e conscientizar quanto aos males causados pelas drogas. A ação faz alusão ao Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico Ilícito.

Alunos e professores da Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso, com idades entre 10 e 16 anos, participaram de uma caminhada que começou na unidade escolar e seguiu até o pátio da Delegacia de Polícia Federal em Dourados. A atividade contou com o acompanhamento de policiais e viaturas ostensivas da PF.

Segundo informações da coordenação do evento, durante toda manhã cerca de 400 alunos, com idades entre 10 e 16 anos, participarão de oficinas e palestras, nas quais terão contato com equipamentos da Polícia Federal.

Após a caminhada, os estudantes receberam informações sobre a perícia técnica e orientações voltadas especialmente para a prevenção ao uso de entorpecentes. A caminhada contou com o apoio da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), da Guarda Municipal de Dourados e da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

“Essa é uma ação de fundamental importância para a instituição porque proporciona a integração da PF com a sociedade. Além disso, os estudantes recebem orientações sobre os malefícios das drogas e os impactos negativos que elas provocam na estrutura familiar”, explica o responsável pela delegacia da Polícia Federal de Dourados, Alexsander Taketomi.

Ainda segundo o delegado, a conscientização da sociedade para os malefícios das drogas, tanto em relação ao tráfico quanto ao uso das mesmas, constitui um grande desafio para os órgãos de segurança pública no Brasil. “Quanto mais precoce a utilização das drogas, piores são os males e também os impactos para as crianças e adolescentes”, ressalta o delegado da PF.

“Infelizmente a proximidade com a fronteira do Paraguai acaba potencializando a vulnerabilidade desses jovens aqui da região, então mais do que em qualquer outro local, é importante esse trabalho e buscamos começarmos cada vez mais cedo com os pequenos”, pondera Taketomi.

Ferramentas de conscientização

No entendimento do diretor da escola Ministro João Paulo dos Reis Veloso, as atividades, além de servirem como ferramenta de conscientização, também auxiliam os estudantes na hora de definirem uma escolha profissional.

“Estão todos empolgados com essa aula diferente e rica em ensinamentos que servirão para a vida deles”, disse o diretor da escola que funciona em tempo integral, José Carlos Severiano de Souza.

“Esse tipo de atividade é muito importante para abrir ainda mais os nossos olhos para os problemas que as drogas podem provocar na vida de uma pessoa. Por outro lado, a gente fica sabendo um pouco mais sobre o dia a dia de um policial federal”, comenta o estudante Giovani Vinicius Andrade de Lima.

Ações da PF em Dourados

O Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1987. A data busca conscientizar a população para a necessidade de combater os problemas sociais criados pelas drogas, além de planejar ações de combate à dependência química e também ao tráfico de entorpecentes.

A Delegacia de Polícia Federal em Dourados é destaque nacional no combate ao tráfico de drogas e organizações criminosas, devido a sua localização estratégica em área de fronteira do Brasil com o Paraguai. Somente neste ano, a delegacia já incinerou quase 7 toneladas de drogas apreendidas em ações da Delegacia.

Para facilitar a logística no atendimento aos alunos, a organização do evento dividiu as atividades em grupos. Com o apoio de agentes, foram ministradas palestras sobre o funcionamento da perícia, dos procedimentos adotados em operações e também sobre o impacto destrutivo do uso de entorpecentes.