Com a aproximação do Carnaval, período em que aumentam a circulação e aglomeração de pessoas, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) realiza nesta quarta-feira (15), o Dia D da Vacinação contra a Covid-19. A ação ‘Vacina no braço é só Correr pro Abraço', acontece em parceria com os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, com objetivo de incentivar moradores a completarem o ciclo vacinal.

“Nós estamos promovendo uma ação de intensificação de vacinação pedindo para a toda a população que possa ser contemplada com esta vacina, que se imunize durante este período do pré-Carnaval e evite que tenhamos um registro de novas contaminações pela Covid-19. A gente pede que a população fique atenta a estratégia utilizada em seu município e o local da vacinação. É um momento muito importante e esperamos que não tenhamos um número alto de novos casos, em razão da festividade de carnaval”, destaca a coordenadora estadual de vigilância epidemiológica, Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger.

Entre as cidades, diversas estratégias foram adotadas para atender os moradores. Em Paraíso das Águas, o Dia D será na UBS Aristóteles Garcia Vida, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Além da UBS, a equipe da saúde vai aplicar as doses nos postos de vacinação volante em repartições públicas, escolas e comércio da cidade durante todo o mês de fevereiro. É importante a apresentação da caderneta de vacinação e um documento oficial com foto.

O município de realiza a ação do Dia D, no dia 16 de fevereiro, das 17 às 20 horas, no Parque da Cidade. Já realiza a ação no dia 15, das 7 às 17 horas e com o horário estendido das 17 às 21 horas, no Postão e ESFs. Mundo Novo, durante toda a semana das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas, já em Laguna Carapã, o Dia D será em 18 de fevereiro, das 7 às 12 horas.

A SES sugeriu que prefeituras desenvolvessem ações estratégicas como: mutirões de vacinação em unidades de saúde ou postos de vacinação, considerando a capacidade física, pessoal e financeira de cada município, mas, principalmente, a busca ativa em idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência. Cada cidadão deve ficar atento aos locais de vacinação descritos pelo município.

Confira o calendário de vacinação em Campo Grande: