Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com ampliação da bivalente, MS recomenda que municípios planejem ações para cobertura vacinal

Campo Grande anunciou que a ampliação da bivalente para pessoas com 18 anos ou mais já está valendo e demais municípios são recomendados a fazer o mesmo
Nathália Rabelo -
vacinação vacina
(Foto: Divulgação/PMCG)

O Ministério da Saúde anunciou a ampliação do reforço com a vacina bivalente contra a Covid para todos acima de 18 anos na última segunda-feira (24). Assim, recomenda que os municípios planejem as próprias estratégias para a imunização a partir desta terça-feira (25) a fim de atingir boa cobertura vacinal em todo o Estado.

Por meio de vídeo, Ana Paula Rezende Goldfinger, coordenadora estadual de Vigilância Epidemiológica da SES (Secretaria de Estado de Saúde), ressalta sobre a recomendação do e explica que, para uma pessoa receber a vacina bivalente, ela precisa ter tomado duas doses do esquema primário com a vacina monovalente de qualquer laboratório. Além disso, a ampliação se dá para conter o número de infectados no país.

“O Ministério da Saúde traz ampliação devido à alta circulação das doenças respiratórias em nível nacional, não diferentemente do nosso Estado, considerando o período de sazonanildiade que fica evidente o crescimento das doenças respiratórias no outono/inverno”, comenta.

Dessa forma, a coordenadora afirma que a SES (Secretaria de Estado de Saúde) recomenda que os municípios de Mato Grosso do Sul planejem suas ações e estratégias a partir desta terça-feira para alcançar maior quantidade de imunizados, bem como conscientizar a população sobre a importância da dose.

“Nós pedimos a sensibilização e conscientização das pessoas quanto a importância do recebimento dessa dose de reforço, em especial com a vacina bivalente, para que esses procurem as unidades e se vacinem”.

Ampliação da bivalente em Campo Grande

A Prefeitura de Campo Grande acompanhou recomendação do Ministério da Saúde e ampliou a vacinação com a dose bivalente da covid-19. A partir desta terça-feira (25), moradores a partir de 18 anos estão autorizados a receber a vacina.

De acordo com Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), podem ser vacinados moradores que tenham recebido pelo menos duas doses das vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer). O intervalo mínimo da última aplicação é de quatro meses. 

Desde o início do mês, pessoas com comorbidades, com 12 anos ou mais, grávidas e mulheres que deram à luz há até 45 dias também estão aptas a receber a bivalente.

Além destes públicos, o imunizante está disponível para trabalhadores da saúde, indígenas aldeados e quilombolas a partir dos 12 anos de idade. Até o momento, 37,4 mil doses da vacina bivalente já foram aplicadas em .

Vacinação

A primeira dose segue disponível para crianças de seis meses a menores de dois anos, crianças de 3 a 11 anos e com 12 anos ou mais.

Na Capital, aproximadamente 739,2 mil pessoas foram vacinadas com pelo menos uma dose de vacina contra a , o que representa 81,58% da população. Ao todo foram aplicadas mais de dois milhões de doses.

Durante a semana, a vacinação contra a Covid-19 acontece em mais de 50 unidades básicas e de saúde da família espalhadas pelas sete regiões urbanas e distritos de Campo Grande. Aos sábados e feriados ao menos três unidades estão sendo referenciadas para atender a população. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Nelson Cintra (Henrique Arakaki

Nelson Cintra é multado pelo TCE-MS por irregularidade em transporte escolar

China busca relações saudáveis com EUA e esquiva-se de comentar tema das compras de petróleo

tromper vanda camilo licitações

Chega ao STJ pedido para revogar tornozeleira de ex-chefe de licitações alvo de três esquemas de corrupção

Praça do Rádio ganhará mural colorido em comemoração ao aniversário de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

Seu bairro está na lista? Confira o itinerário do ‘fumacê’ nesta terça-feira

Últimas Notícias

Mundo

VÍDEO: Pessoas são arrastadas durante passagem de tufão na China

Após chegar na costeira, o Tufão Whipa enfraqueceu e se tornou uma tempestade severa

Sem Categoria

Corumbá terá Dia D da vacinação contra o sarampo neste sábado

A ação será realizada em sete unidades da ESF, além de um drive-thru do ginásio poliesportivo

Transparência

Justiça vai tentar acordo sobre construção em área que moradores querem posto de saúde

Moradores afirmam que não foram ouvidos e pedem serviço para beneficiar região

Política

‘Independente e tem autonomia’, avalia Vander Loubet sobre voto divergente de Fux no STF

Ministro votou contra as medidas cautelares impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)