Mato Grosso do Sul tem 875 confirmações de dengue em uma semana e passa de 3 mil casos

O número de casos prováveis passa de 8 mil em todo o Estado, que tem média incidência para a doença. Batayporã e Bodoquena são as cidades com mais casos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
dengue
Piscinas são locais propícios para foco de Aedes aegypti, transmissor da dengue (PMCG e Fala Povo/Jornal Midiamax)

Mato Grosso do Sul tem 3.632 casos confirmados de dengue, sendo 875 novos casos só na última semana. Atualmente, 31 municípios estão com alta incidência para a doença que matou duas pessoas no Estado em 2023.

Em menos de um mês, 10 cidades entraram para lista de alta incidência de dengue. Em 8 de fevereiro eram 21, mas atualmente são 31 nesta classificação. Os dados são do boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (02) pela Secretaria Estadual de Saúde.

O número de casos prováveis passa de 8 mil em todo o Estado, que tem média incidência para a doença. Batayporã e Bodoquena seguem sendo as cidades com situação mais crítica. Outras oito cidades também despontam com incidência maior de 1 mil.

Além das duas mortes já confirmadas, outras quatro estão em investigação. Pessoas com idade entre 20 e 29 são as principais infectadas pela doença, seguida por jovens entre 10 e 19 anos. Mulheres seguem sendo as mais infectadas.

Sintomas da dengue

A dengue é uma doença febril aguda, que pode apresentar um amplo espectro clínico: enquanto a maioria dos pacientes se recupera após evolução clínica leve e autolimitada, uma pequena parte progride para doença grave. Fatores de risco individuais determinam a gravidade da doença e incluem idade, comorbidades (doenças preexistentes) e infecções secundárias.

Conteúdos relacionados