Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com 31 obras escolares inacabadas, cidades de MS têm prazo para aderirem a Pacto Nacional

Mato Grosso do Sul tem até o próximo dia 10 de setembro para retomar 31 obras escolares inacabadas e paralisadas. A retomada das obras faz parte do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica conduzido pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura). De acordo com o MEC, as cidades em MS onde há … Continued
Diego Alves -
Obra abandonada do Emei, no bairro Nova Lima (Foto: Nathalia Alcântara/Midiamax)

Mato Grosso do Sul tem até o próximo dia 10 de setembro para retomar 31 obras escolares inacabadas e paralisadas. A retomada das obras faz parte do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica conduzido pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura).

De acordo com o MEC, as cidades em MS onde há obras paradas são: Bela Vista; Camapuã; Campo Grande; Cassilândia; Deodápolis; Douradina; Dourados; Jardim; Miranda; Mundo Novo; Nioaque; ; Rio Negro; Santa Rita do Pardo e .

Segundo o Ministério, aara retomar as obras paralisadas ou inacabadas os entes federados devem formalizar a repactuação no Simec (Sistema Integrado de Monitoramento de Execução e Controle). Após a manifestação ser enviada ao (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), começa o período de análise.

De acordo com o FNDE, os gestores terão novo prazo de 24 meses para a sua conclusão, que poderá ser prorrogado. Ainda de acordo com o Ministério da Educação, apenas a parcela inicial, de 15% do valor pactuado, é transferida no início da execução da obra, mediante inserção pelo ente do contrato assinado, da planilha orçamentária e da ordem de serviço. Com isso, o FNDE não repassa valores sem que haja a constatação de que a obra está evoluindo.

“A intenção é que esse regime de cooperação entre estados, municípios e a União possa ajudar no enfrentamento desse grave problema das obras inconclusas e que isso permita a abertura de centenas de escolas e de milhares de salas de aula”, destaca a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba. a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba.

Pacto

O Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica foi instituído pela nº 1.174/2023, com objetivo de concluir 3.594 obras de escolar paralisadas ou inacabadas em todo o país. com um investimento previsto de quase R$ 4 bilhões até 2026.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Município manda Consórcio Guaicurus tirar 98 ônibus velhos das ruas em um mês

bolsonaro

Inelegível, Bolsonaro reafirma em vídeo que tentará ser candidato em 2026

Justiça afasta servidores aprovados em concurso investigado por fraude em MS

Associação emite nota de repúdio após conselheira tutelar ser agredida com golpes de foice em MS

Notícias mais lidas agora

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

sed

LISTA: Alvos da PF vão de empresários a ex-servidores da SED em MS

cedraz ministro tcu

Ministro do TCU destaca incertezas em proposta de leilão da BR-163 e histórico falho da CCR

Denzel Washington discute com fotógrafo no tapete vermelho de Cannes

Últimas Notícias

Polícia

Médico é acusado de importunar sexualmente paciente durante consulta em Campo Grande

Profissional foi preso, mas ganhou a liberdade em audiência de custódia nesta quarta-feira (21)

Cotidiano

‘Forte, doce, atenciosa, artista’: Vanessa Ricarte é homenageada por amigos e estudantes da UFMS

Além de compartilharem histórias em memória da jornalista, o grupo também conversou sobre a luta contra a violência de gênero latente em Mato Grosso do Sul

Brasil

Eduardo Leite confirma pré-candidatura à Presidência; PSD ventila apoio a outros nomes

Leite se reuniu pela primeira vez com a bancada do partido na Câmara dos Deputados desde que se filiou ao PSD em 9 de maio, após deixar o PSDB

Esportes

Endrick sofre lesão, fica fora de convocação de Ancelotti e deve perder Mundial de Clubes

Endrick foi diagnosticado com uma lesão no tendão da perna direita