A Sems (Secretaria Municipal de Saúde), juntamente com o Departamento de Vigilância em Saúde e Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais realiza nesta sexta-feira (1º), a campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids e “Dezembro Vermelho”.

As atividades acontecem na Praça , das 7h às 18h. Segundo a Sems, serão disponibilizados cerca de 300 testes rápidos para HIV, 300 testes rápidos para Sífilis, 300 testes rápidos para Hepatite B e 300 testes rápidos para Hepatite C.

No local também haverá palestras informativas, além de distribuição de preservativos masculino e feminino e gel.

Durante o ano de 2023, até o mês de novembro, foram notificados 117 novos casos de HIV, sendo 33 do sexo feminino e 84 do sexo masculino em Dourados/MS.

“É importante ressaltar que a campanha não altera a das consultas e atendimentos no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento)”, explica a coordenadora do Programa Municipal de IST/Aids/Hepatites Virais, Aurenita Barbosa.

Segundo ela, o atendimento regular pelo SAE (Serviço de Assistência Especializada), que se localiza na rua dos Missionários, 420, Jardim Caramuru, prossegue normalmente de segunda a sexta, das 7h às 13h.

Durante o ano de 2023, até o mês de novembro, foram notificados 117 novos casos de HIV, sendo 33 do sexo feminino e 84 do sexo masculino em Dourados/MS. O diagnóstico precoce é fundamental para interromper a cadeia de transmissão do vírus e também para o tratamento.

Ainda segundo a secretaria municipal de Saúde, a campanha “Dezembro Vermelho” tem como objetivo reduzir a mortalidade, morbidade e prevenir a transmissão do HIV, levando em conta que a finalidade do tratamento é deixar a carga viral suprimida.

Saiba Mais