O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) divulgou nesta quinta-feira (20) a tendência das condições meteorológicas de agosto, setembro e outubro, baseado nos modelos climatológicos dos últimos anos. O balanço indica que Mato Grosso do Sul deve registrar temperaturas e chuvas acima da média histórica.

Conforme os modelos, a média esperada para grande parte do Estado varia entre 200 e 300. Na região sul de 300 a 400 mm e de 100 a 200 no noroeste e nordeste.

Os índices de precipitação acumulada, para o trimestre, indicam que as chuvas ficarão dentro da média em grande parte do MS e ligeiramente acima da média histórica no extremo sul do Estado.

climatologia

Baixa umidade e calor

A previsão mostra que o trimestre pode ter dias mais quentes que o normal, apesar de não significar que não terá dias frios, mas, de forma geral, as temperaturas ficarão acima da média histórica.

O El Niño, fenômeno de aquecimento das águas superficiais do Pacífico, possui uma condição menos previsível para o Estado. Porém, a tendência geral é de aumento das chuvas e padrões de temperaturas mais elevados. “Vale destacar que não é apenas esta forçante climática que determina as condições gerais do clima”, conclui.