Uma massa de ar seco atua em Mato Grosso do Sul, apesar de chegada do inverno. Condições meteorológicas favorecem madrugadas de 12°C e calor de 32°C no mesmo dia, conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), na quinta-feira (22).

A análise indica que a menor temperatura do dia foi registrada em Paranaíba, de 10,9°C. O aumento gradativo na temperatura chegou a 24,5°C, uma amplitude térmica – diferente entre máxima e mínima – de 13,6°C. marcou a maior variação entre frio e calor, saindo de 12,5°C para 32,6°C, pontuando 20,1°C em diferença durante o dia.

Já a maior temperatura foi registrada na região de Nhecolândia, Pantanal de Corumbá, de 32,7°C; a madrugada marcou 17,6°C. O índice de umidade relativa de ar registrou 21% em Sidrolândia, 24% em Costa Rica, 25% em e 28% em Água Clara.

Embora baixa possibilidade na previsão de chuva, imagens do satélite na manhã desta sexta-feira (23) indicavam concentração de nuvens na região sul e, segundo o monitoramento, nas demais regiões são observadas nuvens altas conhecidas como “Cirrus”, que são associadas a ondas de gravidade na atmosfera.

Baixa umidade

A previsão para esta sexta é de tempo estável, com sol e variação de nebulosidade. A máxima deve atingir 33°C, principalmente na região norte, pantaneira e oeste.

Os índices de umidade do ar preocupam entre 20 e 40%. A recomendação é ingerir bastante água e evitar esforço em horas de sol alto, como das 9h às 17h.

Calor no inverno

A expectativa é que tenhamos um dos invernos mais quentes dos últimos anos, mesmo depois de um fim de outono com onda de frio que deixou a sensação térmica negativa em várias cidades de Mato Grosso do Sul.

Isso ocorre por conta do fenômeno El Niño — que aquece as águas do Oceano Pacífico e dificulta o avanço de frentes frias —, que estará entre forte e moderado no Mato Grosso do Sul. Alguns tratam o fenômeno como Super El Niño, afirmando a possibilidade de registrarmos o inverno igual ou superior ao mais quente da história, ocorrido em 2015-2016.

Para o meteorologista do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), Vinicius Sperling, ainda é cedo para confirmarmos essa expectativa. Para ele, o fenômeno não impede dias com grandes quedas de temperaturas, ou seja, pode preparar o casaco e os cobertores.