Tempo extremo: Cidades de MS batem recorde de maior temperatura e menor umidade do ar do Brasil

Regiões alcançaram maiores temperaturas do ano no Estado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
tempo
Névoa seca em Campo Grande (Henrique Arakaki, Midiamax)

Cidades de Mato Grosso do Sul entraram no ranking nacional de maior temperatura e menor umidade relativa do ar nas últimas 24h. O calor chegou a 38,5°C e umidade de 14%, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Água Clara pontuou máxima de 38,5°C; Coxim de 38,2°C, acima do valor do dia anterior; e Nhumirim 37,9°C, região pantaneira em Corumbá, se classificando em 14º, 15º e 17º, respectivamente, da lista entre mais quentes do país.

Mato Grosso lidera o mapa com maior calorão, com temperaturas ultrapassando 40°C. Entre 20 cidades, o estado vizinho tem 12 regiões com valores mínimos de 37°C.

Umidade do ar crítica

A referência para o Inmet foi registrada até 15h de quinta-feira (11). Entre as mais secas, Sonora marcou índice crítico de 14%, em seguida está Água Clara (14%), Coxim (15%), Paranaíba (15%) e Chapadão do Sul (16%).

As cidades se compararam ao clima da região norte do país. Piauí e Mato Grosso lideram a listagem entre as mais secas das últimas horas. Conforme o monitoramento, uma massa de ar seco predomina na maior parte do Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Com condição de risco à saúde e incêndios florestais, a recomendação é ingerir bastante água e evitar desgaste físico em horários mais quentes, como das 9h às 17h. O clima desértico favorece doenças respiratórias, dor de cabeça e ressecamento da pele.

Conteúdos relacionados