Cidades de entraram no ranking nacional de maior temperatura e menor umidade relativa do ar nas últimas 24h. O calor chegou a 38,5°C e umidade de 14%, segundo o (Instituto Nacional de Meteorologia).

Água Clara pontuou máxima de 38,5°C; Coxim de 38,2°C, acima do valor do dia anterior; e Nhumirim 37,9°C, região pantaneira em , se classificando em 14º, 15º e 17º, respectivamente, da entre mais quentes do país.

Mato Grosso lidera o mapa com maior calorão, com temperaturas ultrapassando 40°C. Entre 20 cidades, o estado vizinho tem 12 regiões com valores mínimos de 37°C.

Umidade do ar crítica

A referência para o Inmet foi registrada até 15h de quinta-feira (11). Entre as mais secas, Sonora marcou índice crítico de 14%, em seguida está Água Clara (14%), Coxim (15%), Paranaíba (15%) e Chapadão do Sul (16%).

As cidades se compararam ao clima da região norte do país. Piauí e Mato Grosso lideram a listagem entre as mais secas das últimas horas. Conforme o monitoramento, uma massa de ar seco predomina na maior parte do Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Com condição de risco à saúde e incêndios florestais, a recomendação é ingerir bastante água e evitar desgaste físico em horários mais quentes, como das 9h às 17h. O clima desértico favorece doenças respiratórias, dor de cabeça e ressecamento da pele.

Saiba Mais