O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de tempestade para 18 cidades de Mato Grosso do Sul, nesta véspera de Natal, sábado (24). A condição é de risco para corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos, na região sul e sudoeste do Estado.

O aviso é de nível laranja, com grau de severidade de perigo, válido das 12h às 23h59, com entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros ao dia, acompanhando rajadas de vento de 60 a 100 km/h e queda de granizo.

Estão no alerta: Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo. Naviraí, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas, e Taquarussu.

Orientações:

  • Em caso de rajadas de vento, a recomendação é não se abrigar debaixo de árvores, por risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Para informações ou pedidos de ajuda, a Defesa Civil está disponível no telefone 199 e o Corpo de no telefone 193.

Chuvas isoladas

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) informou que as instabilidades acontecem devido à atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o e a aproximação de uma frente fria oceânica no estado. Ainda, a passagem de cavados aliada ao transporte de calor e umidade também causam impacto no clima.

Com isso, regiões podem registrar chuvas isoladas de intensidade fraca a moderada e, pontualmente, chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.