Mato Grosso do Sul tem cidade com quase 90 mm de chuva em 24h e segue sob alerta de temporal
Com dois alertas para tempestades e estragos no interior, chuvas anunciam frio nesta semana
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Depois de muita ameaça, a chuva chegou com tudo em Mato Grosso do Sul e Aquidauana já acumulou 86 milímetros de chuva nas últimas 24h. Estado está com alerta de tempestade.
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de MS), a cidade conhecida como Portal do Pantanal já beira os 90 mm de precipitação. Além dela, Maracaju (71,8 mm) e Miranda (70,6 mm) também registram alto volume de chuva.
Todo o Estado está em alerta de chuvas intensas nesta terça-feira (18), causado por avanço da frente fria e transporte intenso de calor e umidade, além do deslocamento de cavados.
Nesta manhã, Campo Grande amanheceu chuvosa, e temporal volta a atingir bairros da Capital neste início de tarde. Conforme o órgão, foram 17 mm no período. Entretanto, segue chovendo nesta tarde.
São dois avisos com grau de severidade diferente, o primeiro indica chuvas mais intensas que variam entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 ao dia, acompanhando rajadas de 60 a 100 km/h. A condição aumenta o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Já no aviso amarelo, pode chover entre 20 e 30 mm por hora ou a 500 mm ao dia, com ventos de 40 a 60 km/h, além da queda de granizo. Também há chances de alagamento, queda de galhos e corte de energia.
Chuva causou estragos
Bataguassu, que acumulou 29,4 mm, voltou a declarar situação de emergência em decorrência de estragos provocados pela chuva. Decreto estadual, em março, já havia inserido o município em ações para mitigar efeitos de “desastres de grande intensidade”.
A assessoria de imprensa da prefeitura explicou que o novo decreto diz respeito à tempestade que atingiu a cidade, na madrugada de segunda-feira (17), com registro de queda de árvores, abertura de crateras no asfalto, destelhamento de imóveis particulares e creche.
No fim de março, a cidade já havia sido incluída em lista com outros 18 munícipios em decreto de situação de emergência estadual. O documento, assinado pelo governador Eduardo Riedel (PSDB), reconheceu acumulado de chuvas muito acima da média em fevereiro, que resultaram em danos de média intensidade a infraestrutura local. A validade da medida é de 180 dias.
Frio vem aí
Após as chuvas desta terça-feira, é esperada uma queda acentuada das temperaturas do Mato Grosso do Sul, devido a uma frente fria, sendo prevista como a mais intensa do ano até o momento. A sexta-feira, feriado nacional de Tiradentes, deve ser o dia mais frio.
Em Campo Grande, o Inmet prevê que na quarta-feira (19) as temperaturas variem de 18°C a 24°C. Na quinta (20), a mínima chega a 14°C e, na sexta (21), os termômetros devem marcar 11°C.
Na região sul do Estado, o frio deve ser ainda mais intenso. Em Ponta Porã, a previsão do Inmet é de mínima de 19°C e máxima de 24°C já na terça (18). A temperatura segue caindo e chega a 11°C na quinta (20) e a mínima de 9°C na sexta (21).
Em Corumbá, região pantaneira, o frio também será intenso. Mas lá a temperatura só começa a cair na quarta-feira (19), chegando a mínima de 16°C na quinta (20) e de 13°C na sexta (21).
Em Três Lagoas, região leste, o cenário é parecido. As temperaturas caem na quarta, chegando a mínima de 14°C. Na sexta-feira (21), os termômetros devem marcar mínima de 12°C, segundo previsão do Inmet.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.