A chuva registrada na tarde desta terça-feira (12) em Campo Grande trouxe um breve alívio do calor intenso e antecedeu a chegada de uma nova onda de calor, que promete elevar as temperaturas a 40°C em Mato Grosso do Sul.

Na região do Aeroporto Internacional de Campo Grande, a chuva chegou com força, acompanhada ventania e granizo. Em alguns pontos, como na Avenida Júlio de Castilho, a força da água cobriu as ruas gerando uma enxurrada e dificultando o trânsito aos condutores que passam pela região.

Também foram registradas pancadas de chuva no Centro, Jardim dos Estados, Santa Fé, Vilas Boas e Jardim São Bento.

Onda de Calor

sol
Céu encoberto de fumaça (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Em dia 21 de dezembro, começa oficialmente o verão, mas a despedida da primavera deve ser de altas temperaturas no Brasil. A próxima onda de calor extrema indica que, a partir desta quinta-feira (14), Mato Grosso deve registrar temperaturas 5°C acima da média.

Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a influência de ar quente persistirá, elevando os termômetros por cinco dias, até o dia 17 de dezembro. Com isso, as temperaturas no Estado podem ultrapassar os 40°C, algo já observado recentemente, visto que o Estado enfrentou três ondas de calor intenso, com temperaturas superiores a 44°C em 2023.

Para prevenir problemas de saúde decorrentes do calor intenso, é recomendável ingerir bastante água, manter os ambientes umidificados e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes.

Tempo fechado em Campo Grande
Tempo fechado em Campo Grande (Henrique Arakaki, Midiamax)