A Lagoa Itatiaia, um dos pontos de referência na região do Tiradentes, em Campo Grande, teve seu nível modificado por conta da chuva que caiu na Capital, nesta quarta-feira (4). Até às 14h o acumulado de chuva já ultrapassava os 159 milímetros.

O advogado Rui Guilherme, de 27 anos, aproveitou a estiagem para correr em volta da Lagoa e se surpreendeu com o nível da água. “Moro aqui há 2 anos e é a primeira vez que vejo desse jeito. O nível subiu muito”, disse ele ao Jornal Midiamax.

lagoa itatiaia
Lagoa Itatiaia, no Tiradentes (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

A água subiu até perto dos bancos, algo incomum, mas não chegou a transbordar. Além disso, algumas ruas no entorno da lagoa alagaram por conta do volume de água. A chuva esperada para janeiro todo é, historicamente, 231 mm, segundo o Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Em apenas 12h choveu 68% do esperado. A previsão que ainda deverá ocorrer mais chuvas torrenciais na Capital até o fim de semana.

lagoa itatiaia
Lagoa Itatiaia, no Tiradentes (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

Lago do Amor transbordou

Apesar de estar no limite, conforme constatado pela equipe, a Lagoa Itatiaia não chegou a transbordar, diferentemente do Lago do Amor.

Com a intensa chuva, a passarela entre o guard rail e o lago não suportou o alto volume de água e cedeu. O trecho entre as duas rotatórias está interditado pela água. Condutores estão evitando passar no local para não causar prejuízo.

Chuva surpreendeu até a meteorologia

Vinicius Sperling, do Cemtec-MS, disse que, em avaliações climáticas anteriores, a meteorologia já previa um intenso volume de chuva para Campo Grande. Porém, chuva registrada nesta quarta-feira (4) surpreendeu.

“Na previsão que enviamos segunda-feira era bem claro os altos acumulados de chuva na quarta-feira. Informamos algo acima de 50 mm/24 horas, mas Campo Grande foi fora do padrão”, disse.