Neste domingo (26), candidatos de diversos municípios de acordaram cedo rumo às universidades estaduais e federais para realizarem a prova objetiva (escrita) e de redação do PSV/UEMS (Processo Seletivo 2024).

Rosenildo Severino. (Lívia Bezerra, Jornal Midiamax)

Os portões, abertos às 07h, foram fechados pontualmente às 08h nos 18 municípios que aplicam a prova. Em Campo Grande, alguns candidatos chegaram faltando poucos minutos para o início da aplicação do exame, como a jovem Geane Alexandra, que veio de moto de com o pai. Eles chegaram na universidade faltando menos de três minutos para o fechamento do portão.

“Rodamos 130 quilômetros. Espero que ela consiga passar, como pai a gente fez um esforço necessário para chegar até aqui. Agora o resto é com ela”, disse o pai Rosenildo Severino, de 50 anos.

Lá, os candidatos a uma vaga para a graduação foram recebidos por veteranos do curso de medicina da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), que estavam vendendo água, canetas, doces e desejando boa prova os inscritos.

Emanuele Montagna. (Lívia Bezerra, Jornal Midiamax)

“A gente deseja que eles façam uma boa prova. Sabemos que como somos da medicina é muito difícil esse momento, já passamos por isso e entendemos que a galera fica nervosa, mas estamos aqui para passar uma tranquilidade para eles, que façam uma boa prova e sejam nossos futuros calouros”, afirmou a Emanuele Montagna, de 23 anos.

Higor Tosta, professor de matemática, também esteve na universidade e falou sobre a importância dos candidatos manterem o foco e concentração para a realização da prova. “Que eles tenham tranquilidade para fazer a prova, desejamos uma boa prova. Você sente que todo mundo chega com bastante ansiedade. Eles estudaram bastante, esperaram muito por esse momento e já fizeram todas as revisões e o que precisava. Nesse momento eles precisam ter tranquilidade, uma boa leitura da prova e ter calma”, concluiu.

Higor Tosta. (Lívia Bezerra, Jornal Midiamax)