Em alusão ao Dia Mundial de Combate à , que acontece na próxima terça-feira (24), a Secretaria Municipal de Saúde irá realizar um Dia D de vacinação neste sábado (21), em parceria com o Rotary Club.

Serão cinco unidades de saúde e mais um ponto de vacinação itinerante abertos durante todo o dia, para ampliar o acesso à vacinação de toda a população.

“Há mais de 30 anos não há registro de poliomielite em , contudo a queda constante na cobertura nos últimos anos abre uma fresta para a reinserção do vírus em território nacional”, explica a superintendente de vigilância em saúde, Veruska Lahdo.

Baixa procura por vacina

No ano passado, o realizou uma campanha de vacinação direcionada especificamente para reforço vacinal em menores de cinco anos de idade, onde somente 46% do público-alvo recebeu o imunizante.

Já a Vacina Inativada da Poliomielite (VIP) é aplicada nas crianças aos 2, 4 e 6 meses, e apenas 81,69% do público teve a cobertura completa em 2022, enquanto a preconização é que 95% do público seja imunizado.

Locais de vacinação

Para facilitar o acesso a todas as doses da rotina da criança, adolescente, adulto, gestante e idoso, haverá plantão exclusivo para vacinação nas UBSs 26 de agosto e Dona Neta e nas USFs Moreninhas, Noroeste e José Tavares, que funcionarão das 7h às 17h.

Um ponto itinerante também será instalado no Norte Sul Plaza, e funcionará das 10h às 18h, tendo à disposição todas as vacinas destinadas para o público a partir de dois meses de idade.

A poliomielite pode gerar sequelas gravíssimas nas crianças que são acometidas pela doença, como atrofia de membros, paralisia, disfunções neurológicas e até o óbito.