Com tempo seco e umidade baixa atendem inúmeras ocorrências de fogo em terrenos, principalmente em e Corumbá. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Corumbá, neste sábado (05) houve combate de chamas em terreno baldio em 80 metros de comprimento e 40 metros de largura na Rua Fernando barros entre as ruas Cáceres e Barão de Melgaço, no Bairro Centro América.

Já às 19h40, deslocaram a BR-262, próximo ao Posto Fiscal Lampião Aceso, para extermínio de fogo em vegetação de 100 metros de comprimento em paralelo à rodovia. Vale ressaltar que condutores devem redobrar a atenção em caso de fumaça na pista. Segundo os militares, no local havia muita areia seca com troncos de coqueiros, fato que dificulta o trabalho. Às chamas foram extintas às 21h.

Já em Campo Grande, leitores enviaram vídeos de incêndios em terrenos na Avenida Nicomédes no Parque Dallas, Avenida Dr. Nasri Siufi, região do Batistão, Rua Johanesburgo no e Rua Semiramis, no Rita Vieira.

Colocar fogo em entulhos, matagal ou outro meio de propagação de fogo que pode levar altos índices de fumaça é crime ambiental previsto em Lei Federal, com penalização, como sanções e multas. Em maio deste ano, a Semadur (Secretaria Municipal de e Desenvolvimento Urbano), informa que apenas quatro autos de infração por queimada em terreno foram notificadas.

De acordo com a Prefeitura de Campo Grande, caso identificada a queimada urbana, o proprietário do imóvel é multado, de acordo com o Código de Polícia Administrativa do Município Lei n. 2909, Artigo 18-A “É vedado a utilização de queimadas para fins de limpeza de terrenos previstos neste artigo”. As denúncias podem ser feitas pelo número 156.

Chamas na Avenida Nicomédes Vieira Rezende no Parque Dallas

Rua Semiramis

Rua Johanesburgo no Jardim Presidente