Bloquinho de chuva? Previsão indica tempestade e frio de 15°C durante Carnaval em MS
Meteorologia alerta para avanço de frente fria e declínio na temperatura no Estado
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A previsão do tempo para o período de Carnaval em Mato Grosso do Sul pode molhar, literalmente, os planos dos foliões. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) alerta para tempestade e avanço da frente fria a partir de sexta-feira (17). A análise indica que as chuvas podem atingir acumulados superiores a 50 mm em 24 horas, além de probabilidade de queda de raios e rajadas de vento.
O tempo deve ser instável na sexta-feira (17), com chuvas moderadas, porém, localmente, há previsão para chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, com destaque para as regiões centro-sul, norte e oeste.
O monitoramento explica que o deslocamento de cavados e atuação de áreas de baixa pressão atmosférica, favorecem a formação de nuvens e chuvas. As temperaturas mínimas previstas ficam entre 19 e 23°C. As menores temperaturas são esperadas para a região sul do Estado. Por outro lado, as temperaturas máximas poderão atingir os 31°C, principalmente na região do bolsão.
Em Campo Grande, a mínima será de 22°C e máxima de até 26°C. Com a chegada da frente fria, os ventos atuam do quadrante norte e, ao longo do dia, sopram do quadrante sul com valores entre 40-60 km/h e pontualmente podem atingir valores acima de 60 a 70 km/h.
No sábado (18), a tendência é de tempo mais firme, principalmente no centro-sul do Estado, com temperaturas mínimas mais amenas, entre 15 e 22°C, devido ao avanço do ar frio. A frente fria será a mais intensa, até o momento, em 2023. O dia promete ser de sol e variação de nebulosidade.
Com o avanço do ar mais frio no sábado, a previsão é que o tempo fique mais seco de forma geral. As temperaturas máximas ficam mais amenas e as maiores temperaturas são esperadas para a região do bolsão, onde as máximas atingem 29°C. As regiões norte, nordeste e bolsão devem ter chuvas. Em Campo Grande, mínima de 19°C e máxima de 25°C.
A partir de domingo (19) até a quarta-feira (22), volta a condição de tempo instável, com chuvas moderadas que localmente podem ser mais intensas. O retorno de umidade para o Estado acaba deixando o tempo instável com chuvas em praticamente todas as regiões. “De forma geral, as temperaturas ficam mais amenas, devido à atuação da massa de ar pós-frontal”, pontua o Cemtec.
As menores temperaturas são esperadas para região sul, com valores entre 15 e 16°C, e as máximas não passam dos 28°C. Os ventos atuam do quadrante sul/sudeste e, ao longo do domingo, sopram do quadrante leste com valores entre 40 e 60 km/h e pontualmente podem atingir valores acima de 60 km/h.
De segunda (20) a quarta-feira (22), a disponibilidade de umidade e avanço de cavados determina a instabilidade, com probabilidade de chuvas de intensidade fraca a moderada. Pontualmente, as chuvas podem ser mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.
São previstas temperaturas mínimas entre 20 e 22°C e máximas de até 30°C nas regiões sul, sudoeste e leste do Estado. Por outro lado, nas regiões norte, pantaneira e bolsão, esperam-se mínimas entre 21 e 23°C e as máximas poderão atingir os 30°C. Na capital, mínimas de 21°C e máximas de até 27°C. Os ventos variam de 30 a 50 km/h ou pontualmente acima de 50 km/h.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Nova cirurgia de Preta Gil para retirada de tumores é adiada após consulta nos EUA
Na semana passada, Preta Gil revelou que iria fazer um procedimento cirúrgico nos Estados Unidos
Rayssa Leal tira 9,1 na última nota, levanta a torcida e é tricampeã do Super Crown
Em sua primeira volta, Rayssa mostrou muita classe e técnica
Mulher aciona a polícia após ser agredida a socos e chutes por segurança de boate em Campo Grande
Caso aconteceu na madrugada deste domingo (15) e vítima foi até a delegacia registrar boletim de ocorrência
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.