Os animais de Campo Grande têm disponíveis serviços de alta complexidade e emergência com a Ubea (Unidade de Bem-Estar Animal), a partir desta segunda-feira (6). Tutores precisam ser inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).

Convênio firmado entre a Prefeitura e a (Universidade Federal de Mato Grosso Sul) garante que serviços como radiografia, cirurgia ortopédica e internação sejam disponibilizados de forma gratuita aos pets de baixa renda.

“A nossa Capital é pioneira no Estado em atenção básica no atendimento veterinário de animais domésticos, e com a realização desse convênio, os tutores e o segmento de proteção animal contarão com um serviço completo e ”, destaca a subsecretária da Subea (Subsecretaria de Bem-Estar Animal), Ana Luiza Lourenço.

animal
Subea oferece atendimento gratuito (Foto: Divulgação/ PMCG)

Atendimento básico

Aberta desde dezembro de 2022, a Ubea realiza atendimentos de baixa complexidade como avaliação clínica, administração de medicamentos injetáveis, vacinação antirrábica, vermifugação, controle de carrapato e pulgas e encaminhamento para castração em clínicas credenciadas.

Com o convênio, os tutores terão acesso a procedimentos de alta complexidade, de forma gratuita. “Os animais vão passar pela consulta clínica aqui na unidade e serão encaminhados para a Universidade Federal para procedimentos como consultas especializadas, ultrassonografia, radiografia, eletrocardiograma, endoscopia, exame de sangue de perfil básico, cesarianas, cirurgia ortopédica, cirurgia de piometra emergencial, atendimentos de emergência e internação”, descreve o médico veterinário responsável, Edvaldo dos Santos Sales.

Adoção

Preocupada e engajada no assunto, além do bem-estar, a Unidade também promove e incentiva ações de adoção aos pets, garantindo atendimento gratuito aos novos tutores.

“Os animais adotados em ações da Subea ou nas parcerias realizadas com ONGS e Protetores Independentes, serão amparados por nossos serviços. No momento da adoção, o tutor assinará um Termo de Adoção que garantirá que ele será atendido por nossa equipe independente do NIS”, acrescenta o veterinário.

Castração

A Ubea já atendeu cerca de 2 mil animais entre atendimentos na unidade e a protetores independentes e ONGs e abriu 600 vagas para castração apenas em fevereiro.

No local, são disponibilizadas 30 senhas distribuídas no período matutino e vespertino e há três consultórios, com capacidade de atendimento para até 30 animais, sendo 15 no período da manhã (8h às 10h30) e 15 no período da tarde (13h30 às 16h30).

animal castração
Cães e gatos são castrados gratuitamente (Foto: Divulgação/PMCG)

Os interessados devem comparecer ao local com comprovante de residência, documento com foto e o NIS (Número de Identificação Social).

Os atendimentos ocorrem às segundas, terças, quintas e sextas-feiras. Às quartas, a equipe irá realizar as visitas in loco de ONGs e protetores independentes.

Saiba Mais