No dia 11 de novembro, Batayporã celebra 60 anos de emancipação política com show da dupla sertaneja Henrique e Diego. O município, que fica localizado a 309 km de , faz aniversário no dia 12 de novembro.

O show acontecerá a partir das 21h, em frente à Lagoa do Sapo, no centro da cidade e faz parte dos eventos comemorativos realizados pela prefeitura.

Segundo o prefeito Germino Roz, a foi pensada para garantir um clima familiar. “Queremos que todos aproveitem a festa. A dupla é muito conhecida, tem vários hits emplacados e acredito que farão uma apresentação de alto nível. Também teremos praça de alimentação”, informou o chefe do Executivo.

Novidade

Ainda no dia 11 de novembro acontece o 1º Torneio Pesque e Solte para Crianças, realizado pela Secel (Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer) em parceria com a Sodeta (Secretaria de Obras, Desenvolvimento Econômico, e Meio Ambiente). O evento acontece das 7h às 11h em volta da lagoa.

Sobre o torneio, o prefeito comentou que “é outra atividade importante. Esperamos que as crianças se divirtam em família e aproveitem o ambiente”.

Sua História

Batayporã, fruto de um projeto de colonização do industrial tcheco Dr. Jan Antonin Bata (fundador e idealizador de mais de oitenta cidades em todo o mundo); situa-se em terras que pertenciam à Cia. Viação -Mato Grosso, então de propriedade de Jan Bata, que as adquirira em 1921.
A primeira divisa demarcatória foi no Córrego Samambaia, e o primeiro morador da região Venâncio Rodrigues de Abreu e sua esposa Luciana Rodrigues de Abreu.

Na sequência, os primeiros sitiantes nas pessoas de Matias Paulo Cordeiro, Marcelino Manoel da Silva, Francisco Paraibano, Anésio José Rezende, Manuel Nunes Ferreira, Isaías Inácio de Almeida, João Raimundo Vieira.

A implantação do projeto que culminou com a criação da cidade iniciou-se em 1953, na então Fazenda Samambaia (hoje Batayporã), quando chegaram os primeiros adquirentes de lotes, em caravanas chefiadas por Vladimir Kubik, lotes situados nas proximidades do Córrego Alegria.

Pela Lei n.º 669, de 11 de novembro de 1953, publicada no de Mato Grosso, n.º 11062, de 14 de dezembro de 1953, o pequeno povoado foi elevado à categoria de distrito, com a denominação: “Distrito de Batayporã”.

Saiba Mais