Pular para o conteúdo
Cotidiano

Autorização online para crianças e adolescentes viajarem cresce 475% em MS

Documento pode ser emitido online pelo Cartório de Notas do Estado
Karina Campos -
Aeroporto Internacional de Campo Grande
Foto ilustrativa (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

A criançada já está em escolares, o que reflete no aumento de registro para autorização de viagens de menores. Comparado ao ano passado, a emissão do documento cresceu 475% em em 2023.

Necessária para viagens com adolescentes ou crianças desacompanhados ou acompanhados por apenas um responsável em viagens aéreas nacionais ou internacionais, a autorização pode ser feita pela internet pelos de Notas por meio de videoconferência com o tabelião.

Os dados indicam que enquanto os meses de julho e dezembro deste ano somaram 23 autorizações emitidas, o mesmo período do ano passado contou com 4 documentos.

O modelo online é uma alternativa de reconhecimento da AEV (Autorizações Eletrônicas de Viagens de menores). Segundo o Colégio Notarial do Brasil de MS, a AEV permite que o processo seja realizado por videoconferência entre os responsáveis do viajante e um tabelião, sendo arquivada pelo app e-Notariado. Validado por QR Code em documento PDF, o ato digital mitiga perdas ou extravios recorrentes ao formulário impresso, além de ser revogável a qualquer instante pelos responsáveis do menor em qualquer lugar do mundo.

A emissão tem, em média, quatro solicitações mensais, mas sobe para sete emissões durante o período de férias, um aumento de 53%. Já as férias de 2023 registraram um aumento de 164% na média mensal de solicitações, com recorde em julho deste ano, com 14 documentos distintos emitidos.

“Tudo é feito com muita comodidade sem a necessidade de se deslocar aos cartórios. Ela vale tanto para viagens nacionais quanto internacionais e garante aos órgãos destinatários desta autorização a segurança, autenticidade e veracidade das informações. O que desburocratiza o processo”, diz o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul, Elder Gomes Dutra.

Como solicitar?

O processo de emissão da autorização é realizado por meio da plataforma e-Notariado. Os interessados devem abrir a solicitação no ícone “cidadão”, preenchendo as informações necessárias.

Com a solicitação completa, o cidadão poderá escolher se prefere emitir o documento digital de forma presencial, em balcão de atendimento do cartório mais próximo do CEP de residência, ou de forma totalmente remota, por meio de videoconferência. Para a emissão do ato por videoconferência, os pais devem possuir um certificado digital padrão ICP-Brasil ou Certificado Notarizado, emitido gratuitamente também pelos Cartórios de Notas.

A AVE terá validade pré-determinada pelos requerentes e poderá ser acessada a qualquer momento e de qualquer lugar do mundo pelo site ou app do e-Notariado, garantindo a segurança na identificação de pais, responsáveis e menores em viagens nacionais e internacionais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
cezário

Cezário faz nova tentativa de levar sua destituição da FFMS ao STJ

Ex-policial civil é presa por desvio de fianças de delegacia em Campo Grande 

Comissão Parlamentar de Recesso na Câmara de Campo Grande tem 1ª semana sem urgências

ccz movel

Coophavilla II recebe ação itinerante da CCZ na próxima sexta-feira

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Assassino que matou ex-amante da mulher no Coophavila estava foragido por tráfico

Carolina Dieckmann mostra últimos dias de Preta Gil: ‘Como você lutou…’

‘Se for sua hora, aceite’, disse Gilberto Gil quando Preta Gil estava em quadro grave

Últimas Notícias

Economia

LISTA: Preço da manga e cebola seguem em queda, enquanto melão e tomate sobem na Ceasa-MS

Valor da cebola nacional também caiu 11%

Polícia

Motociclista morre após colidir com traseira de carro na BR-163

Vítima foi encaminhada ao hospital mas não resistiu e morreu

Transparência

Agesul renova contrato com empresa que faz manutenção em máquinas pesadas por R$ 7,7 milhões

Contrato foi renovado por mais doze meses

Polícia

Ex-policial acusado de descumprir medidas protetivas é absolvido pela Justiça

A sentença da 3ª Vara Criminal de Dourados foi proferida em 27 de junho de 2025