A ASESP-MS (Associação de Servidores e Empregados Púbicos em ) realizará, no dia 10 de dezembro, o primeiro encontro dos Sucaneiros do Estado. O evento é para homenagear ‘heróis anônimos que combateram doenças como malária, chagas, dengue, febre amarela, filariose, tracoma, esquistossomose, peste, bócio endêmico, e as leishmanioses entre 1970 a 1992.

Na época, as ações eram comandadas pela Sucam (Superintendência das Campanhas de Saúde Pública), que foi extinta em 1991, dando origem a (Fundação Nacional de Saúde).

Anos depois, parte significativa dos servidores que atuavam na pasta faleceu, e parte se aposentou, enfrentando graves problemas de saúde, decorrentes da intoxicação adquirida em razão da manipulação de inseticidas organoclorados, como DDT e BHC, utilizados no combate as endemias.

O evento será das 09:00 as 16:00 horas, na sede do Grêmio dos Servidores da Fundação Nacional de Saúde 28 de Outubro, localizada na rua João Augusto Capilé, nº 100, bairro Chácara Castelo II, na cidade de – MS.

Cerca de 250 Sucaneiros e familiares de diversos municípios de Mato Grosso do Sul devem participar do encontro. Interessados podem obter informações através do (67) 98437-1105, ou pelo e-mail gasparhickmann@hotmail.com.