Associação comercial alerta empresários para golpe de falsa notificação e cobrança
A dívida falsa chega por e-mail e o conteúdo descritivo da cobrança utiliza termos jurídicos, o que favorece uma interpretação de que a cobrança pode ser real
Priscilla Peres –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A ACIG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) emitiu nota nesta quinta-feira (26), alertando empresários sobre um golpe que está sendo aplicado. Lojistas estão recebendo cobranças falsas caracterizadas como “notificação extrajudicial”.
O documento é enviado por e-mail e cita como credor uma organização que não existe: a Associação dos Empreendedores de Campo Grande. As falsas notificações chegaram esta semana a membros da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, que buscaram a entidade para mais informações.
“Ao tomarmos conhecimento do fato, vimos que se tratava de uma fraude. Contatamos a Anoreg/MS (Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso do Sul), e confirmamos que os dados sinalizados no documento correspondem a um cartório que não existe”, informou o primeiro-secretário da ACICG, Roberto Oshiro.
A dívida falsa chega por e-mail e o conteúdo descritivo da cobrança utiliza termos jurídicos, o que favorece uma interpretação de que a cobrança pode ser real. Além disso, o golpista solicita que o pagamento seja realizado via Pix, além de alertar sobre possível processo caso não seja efetuada a quitação. A taxa que estaria sendo cobrada corresponde à filiação da empresa à fictícia associação de empreendedores. O e-mail é assinado por Rodrigo Silva, identificado como um profissional do Serviço de Registros e Processamento Extrajudicial de Títulos.
O e-mail também traz como anexo o documento de pagamento, em que consta o QR code e um código para o valor ser pago via Pix. O arquivo ainda reúne várias informações, como os dados da empresa local, da falsa organização emissora da dívida, além de outros elementos, como brasão da República e a marca d’água, que, em primeiro momento, podem gerar uma impressão de credibilidade.
Roberto Oshiro, alerta que em caso de recebimento de uma notificação de cobrança com essas características, o ideal é desconsiderá-la. “E caso tenha sido feito o pagamento, é importante procurar a Polícia para fazer um boletim de ocorrência”, explicou.
Nesta semana a Anoreg/MS também alertou a população sobre o fato em suas redes sociais. De acordo com a entidade, “ao receber uma intimação de um cartório de protesto, mas não conhecer a origem do débito, ou até mesmo o credor, o cidadão procure pessoalmente o cartório de protesto de sua cidade para se informar e saber do que se trata”.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Menino fica preso em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
Últimas Notícias
MPMS recebe denúncia de candidaturas fictícias de mulheres no PSDB em Aquidauana
Candidatas não receberam verbas do Fundo Eleitoral e tiveram poucos votos
Governo antecipa calendário de dezembro e Bolsa Família é pago entre os dias 10 e 23
Confira o calendário de dezembro, antecipado por causa do Natal
Guardas municipais de Dourados têm porte de arma regulamentado por decreto
Medida foi publicada em Diário Oficial do Município
Melhor software de diagramação alternativo ao Visio
Desenvolver diagramas pode acabar sendo uma tarefa bastante estressante se não tiver as ferramentas certas para isso.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.