A ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) instituiu a “Comenda Jô Clemente” em homenagem para quem atua na inclusão de pessoas com deficiência. A honraria publicada pela Mesa Diretora, Resolução 96/2023, consta na edição desta quinta-feira (16) do Diário Oficial do Parlamento.

Jolinda Garcia dos Clemente, de 97 anos, mais conhecida como Jô Clemente, nasceu em 1926 em . Ela junto com outras famílias que também tinha filhos com , criaram a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

“Jô Clemente, que foi uma das pioneiras na luta pela inclusão e igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência no Brasil criou um importante instituto [em ] que leva seu nome, e está em funcionamento desde 1963, com o objetivo de criar um ambiente mais inclusivo e oferecer oportunidades de desenvolvimento para pessoas com Síndrome de Down e outras deficiências intelectuais”, disse o deputado Junior Mochi (MDB), autor da proposta.

A honraria será entregue em sessão solene a ser realizada na Assembleia, anualmente, dos dias 21 a 28 de agosto, período da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, instituída pela Lei Federal.

Saiba Mais