A ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) instituiu a “Comenda Jô Clemente” em homenagem para quem atua na inclusão de pessoas com deficiência. A honraria publicada pela Mesa Diretora, Resolução 96/2023, consta na edição desta quinta-feira (16) do Diário Oficial do Parlamento.

Jolinda Garcia dos Santos Clemente, de 97 anos, mais conhecida como Jô Clemente, nasceu em 1926 em Coxim. Ela junto com outras famílias que também tinha filhos com , criaram a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

“Jô Clemente, que foi uma das pioneiras na luta pela inclusão e igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência no Brasil criou um importante instituto [em São Paulo] que leva seu nome, e está em funcionamento desde 1963, com o objetivo de criar um ambiente mais inclusivo e oferecer oportunidades de desenvolvimento para pessoas com Síndrome de Down e outras deficiências intelectuais”, disse o deputado Junior Mochi (MDB), autor da proposta.

A honraria será entregue em sessão solene a ser realizada na Assembleia, anualmente, dos dias 21 a 28 de agosto, período da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, instituída pela Lei Federal.