A Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) fez homenagem em relação aos 115 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil. Na noite desta quarta-feira (28), ocorreu a sessão solene de entrega da Comenda do Mérito da Comunidade Japonesa “Terra do Sol Nascente”, que reverenciou a cultura que se instalou em Mato Grosso do Sul.

“Em 1914, eles desembarcaram em Campo Grande, trabalharam na construção da Estrada de Ferro Noroeste e construíram as primeiras colônias perto da estação ferroviária. A história dos imigrantes japoneses em Mato Grosso do Sul tem o mesmo elo, viver num lugar onde fosse possível prosperar. E, hoje, a Casa de Leis realiza sessão solene como forma de reconhecimento à relevante contribuição deste povo no contexto cultural-político e econômico do Estado”, disse o propositor da solenidade, deputado Roberto Hashioka (União).

Na solenidade houve a apresentação da dança tradicional okinawa, com a bailarina Raquel Akemi Soken, e da banda de taiko. No saguão, um espaço foi montado com os símbolos típicos do Japão, como maneki neko, daruma e kokeshi.