Após nuvem de poeira, moradores sofrem com alagamento em Aquidauana

Chuva que causou alagamentos ocorreu após nuvem de poeira gigantesca que assustou moradores da região pantaneira

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
aquidauana chuva tempestade
Tempestade alagou ruas em Aquidauana. (Reprodução, leitor)

Além da enorme nuvem de poeira que assustou moradores de Aquidauana, nesta sexta-feira (29), a forte chuva que atingiu a cidade causou dores de cabeça para a população do município.

Um morador, que preferiu não se identificar, gravou o momento em que o cruzamento das Ruas Assis Ribeiro com a dos Ferroviários é tomado pela água na noite de ontem.

Segundo o morador, o problema é recorrente em dias de chuva e acontece há anos.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Aquidauana registrou 120mm de chuva em apenas duas horas. A tempestade ocorreu entre 22h da sexta e 1h deste sábado (30).

Também segundo o Climatempo, a média de chuva em Aquidauana em dezembro é de 192mm. Com isso, em três horas a cidade registrou volume de chuva aproximado de um mês.

Tempestade de poeira assusta no Pantanal em Aquidauana

Tempestade de chuva e de poeira encobriu o céu na região do Pantanal em Aquidauana, também sexta.

A instabilidade que se formou sobre o Paraguai e avançou para Mato Grosso do Sul acabou formando a tempestade na região de Aquidauana.

Vídeo feito por voluntários do Instituto Homem Pantaneiro registrou uma tempestade de areia que encobriu o céu na região de Acurizal, no Pantanal.

A grande área de instabilidade é formada por um conjunto de nuvens do tipo cumulonimbus que se deslocam ao mesmo tempo. As correntes de vento descendentes que saem destas nuvens provocam a chamada “frente de rajada”.

Estes ventos fortes atuando em uma grande área onde o solo estava seco, com poeira solta, levantaram a “cortina de poeira”.

Conteúdos relacionados

Gata Selina
Acidente na Vila Almeida