Corumbá, a 425 quilômetros de Campo Grande, registrou volume considerável de nas últimas 24h. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), cerca de 142 milímetros atingiram a região, com alagamento na área central da cidade, na madrugada desta sexta-feira (24).

O site Diário Corumbaense informou que, por volta das 2h, houve trovoada. O alto volume de água ultrapassou o limite das galerias pluviais, o que causou alagamento e invadiu calçadas na Rua Firmo de Matos, próximo à Rua Cabral e Joaquim Murtinho. Enxurrada invadiu casas em bairros como o Guatós e Cristo Redentor.

Equipes do Corpo de foram acionados para atendimento diante do alagamento na Rua Major Gama, 7 de Setembro, Tancredo Neves, Duque de Caxias e no Porto Limoeiro. O site ainda informou que a Defesa Civil foi acionada para cinco ocorrências, mas sem desabrigados até o momento.

Alto volume de chuva

A análise do Cemtec indica que a cidade registrou 142,4 milímetros nas últimas horas. Também houve chuva em Miranda (86,6 mm), (74,4 mm), (72 mm), (69,8 mm), Porto Murtinho (55,6mm) e Coxim (47,2 mm).

O monitoramento mostra que há chances de mais chuvas, com intensidade moderada na região oeste e mais significativas no Pantanal, com volume de 100 mm. Na região central e sudoeste há chuva fraca.

As instabilidades atmosféricas ocorrem devido ao intenso fluxo de calor e umidade vindo da Amazônia, aliado ao avanço de uma frente fria oceânica. Além disso, a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o e Bolívia e o deslocamento de cavados favorecem a formação de nuvens e chuvas no Estado.