Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após entrega de 71 ônibus, Agereg não tira punição do Consórcio e vai estudar idade da frota

Agereg vai instaurar processo autônomo para estudar idade média da frota de ônibus que roda em Campo Grande. Consórcio tem 5 dias para apresentar recurso
Nathália Rabelo -
Ônibus
(Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Três semanas depois que o Consórcio Guaicurus e a prefeitura oficializaram a entrega de 71 novos ônibus a Campo Grande, a Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos) punição do Consórcio Guaicurus e afirma instauração de processo para estudar a idade média da frota de circulantes na Capital.  

O Jornal Midiamax vem apurando que Grande tem ao menos 182 ônibus vencidos prestes a completar 10 anos de idade rodando em Campo Grande. Para tentar amenizar as cobranças, o Consórcio Guaicurus entregou 71 novos ônibus oficialmente à Capital no dia 28 de junho. No entanto, há tempos a reportagem vem denunciando o descumprimento contratual por parte dos empresários de ônibus em , que mantêm frota velha e sucateada. A idade média dos ônibus que rodam na cidade ultrapassava em 2022 os 8 anos, enquanto a concessão permite idade média de 5 anos.

Apesar das denúncias, as empresas vinham descumprindo contrato sem punição por parte da Agereg, entidade responsável por fiscalizar o cumprimento do contrato -, dos vereadores de Campo Grande e do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul).

Porém, em decisão publicada no desta sexta-feira (14), a Agereg “bateu o martelo” ao afirmar que a aquisição dos 71 ônibus não foi o suficiente para tirar a penalidade do Consórcio Guaicurus. Assim, determinou a instauração de processo autônomo para proceder a devida apuração da idade média da frota que roda em Campo Grande e deu prazo de cinco dias para que consórcio apresente recurso contra a punição.

Aquisição de novos ônibus não foi suficiente

Segundo o documento, o processo fiscalizatório tem objetivo de acompanhar e fiscalizar o cumprimento do edital de concorrência nº 082/2012 que determina a idade média da frota e a idade útil máxima dos veículos durante a vigência da concessão. Assim, a penalidade de advertência ao Consórcio foi mantida, que deu à empresa o prazo de 15 dias para substituir os veículos cuja idade máxima havia ultrapassado a permitida pelo edital. Além disso, foi determinado também que Consórcio fizesse a adequação da idade média da frota.

Assim, no dia 30 de junho, o Consórcio Guaicurus juntou aos autos documentos da aquisição e entrega de 71 novos ônibus para renovação da frota do sistema municipal de transporte coletivo urbano. No dia 12 de julho, a Diretoria de Fiscalização e Estudos Econômico-financeiros informou que realizou a pesquisa de autenticidade no portal Nacional da NF-e de todas as Notas Fiscais apresentadas pelo Consórcio Guaicurus e ficou comprovada a compra dos 71 ônibus que já vem sendo integrados na cidade.

“Os 71 novos veículos substituirão ônibus com as idades mais elevadas da frota, ou seja, entra ônibus novo e sai ônibus velho da frota, interferindo diretamente na idade média da frota veicular”.

Mesmo assim, a Agereg afirma ser necessário novo estudo para apontar a idade média da frota veicular, bem como o quantitativo de veículos que estão com a idade máxima ultrapassada, levando em consideração a aquisição novos ônibus. Assim, determinou a instauração de processo autônomo para fazer a apuração dos fatos.

Além disso, suspendeu a determinação para que o Consórcio Guaicurus apresente cronograma de substituição dos veículos até que a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) atualize a idade média da frota veicular, que ainda será apurada.

“Por fim, entendo que a aquisição dos novos veículos não é suficiente a afastar a penalidade de Advertência dada ao Consórcio, uma vez que, mesmo que se apure a regularidade da idade média da frota, fato é que à época em que a penalidade foi aplicada a idade média da frota veicular estava em desacordo com o Edital de Concorrência n. 082/2012”, informa a Agência.

Diante disso, a Agereg concedeu o prazo de cinco dias para que o Consórcio entre com recurso pertinente à pena de advertência. Documento foi assinado no dia 13 de julho de 2023 por Odilon De Oliveira Júnior, Diretor-Presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em visita ao Brasil, Angelina Jolie participa de rituais no Xingu com líderes indígenas

452 Kg de cocaína é apreendido em caminhão com minério de ferro na BR-262

Golpe das tarifas recíprocas de Trump foi maior do que se esperava, aponta Capital Economics

VÍDEO: ônibus escolar quase se envolve em tragédia durante ultrapassagem proibida na BR-163

Notícias mais lidas agora

Vereadores de cidade de MS ganham diária maior que dos ministros para 'turbinar' salários

seguro consórcio denúncia

Canal da CPI recebeu quase uma denúncia por hora sobre ônibus do Consórcio Guaicurus

Desaprovação do governo Lula dispara em todo país e chega a 56%, aponta Quaest

Vasco vacila no final e fica no empate com o Melgar na estreia da Sul-Americana

Últimas Notícias

Esportes

São Paulo é pouco criativo, mas tem alívio com gol de Alisson em estreia na Libertadores

A vitória faz com que a equipe divida a liderança do Grupo D com o Libertad

Esportes

Seleção feminina treina nos EUA para reencontro com donas da casa

Entre as convocadas, a novidade é Luany

Emprego e Concurso

Comarca de Bonito abre inscrições para processo seletivo de estágio

Inscrições podem ser realizadas até o dia 25 de abril

Brasil

Câmara aprova Lei da Reciprocidade Comercial e texto vai à sanção

Agora, o texto segue para sanção presidencial