Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após desastre com tempestade de granizo, é declarada situação de emergência em Eldorado

A situação de emergência ficará reconhecida pelo prazo de noventa dias
Evelin Cáceres -
eldorado granizo
Moradores compartilharam fotos nas redes sociais. (Reprodução, Facebook, Rádio Alternativa)

O governo do Estado de reconheceu sumariamente a “Situação de Emergência” em parte das áreas urbana e rural do Município de , segundo decreto publicado nesta segunda-feira (13).

Uma tempestade de granizo afetou o local no início do mês, quando o prefeito da cidade declarou situação de emergência.

A situação de emergência ficará reconhecida pelo prazo de 90 noventa dias, com autorização da mobilização de todos os órgãos Estaduais para atuarem, sob a coordenação da Coordenadoria Estadual de e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.

Também está autorizada a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e a realização de campanhas de arrecadação de recursos perante a comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, sob a coordenação da Defesa Civil.

Os agentes estão aptos para adentrarem nas casas, para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação; usarem de propriedade particular, no caso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano.

Com o decreto, ficam dispensados de licitação nos casos de emergência ou de pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a continuidade dos serviços públicos ou a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares, e somente para aquisição dos bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 1 (um) ano, contado da data de ocorrência da emergência ou da calamidade, vedadas a prorrogação dos respectivos contratos e a recontratação de empresa já contratada.

O decreto é assinado pelo governador Eduardo Riedel.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
pertences de eliza samudio

‘Na esperança de encontrar os restos mortais’, diz mãe ao receber objetos de Eliza Samúdio

estátua

Suspeitos de sequestro e extorsão são soltos após audiência de custódia em MS

Rixa de grupos rivais seria motivação para assassinato de adolescente de 16 anos em MS

Criminoso é condenado a 23 anos de prisão por estupro de vulnerável em MS

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Irmão de Beto Pereira pede para deixar cargo de adjunto da Setesc

Últimas Notícias

Cotidiano

Beneficiários do INSS madrugam atrás de atendimento para receber ressarcimento

Só em Campo Grande, são 11 agências dos Correios habilitadas para atender aposentados e pensionistas

Política

Deputado cita Zambelli e vê ação da PF caminho para Bolsonaro não listar entre fugitivos do 8/01

O parlamentar comentou ostensiva contra o ex-presidente e afirmou que a imposição do uso de tornozeleira já era defendida pelo PT

Brasil

‘Suprema humilhação’: após colocar tornozeleira, Bolsonaro diz que PGR não tem provas

Questionado se vai respeitar as medidas impostas, Bolsonaro disse que não responderia a essa pergunta

Famosos

Viúvo doa acervo pessoal de Paulo Gustavo para leilão; veja quais são os itens

Thales Bretas selecionou três itens de luxo do ator Paulo Gustavo para um leilão beneficente; confira quais são os objetos