Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após 10 dias, Mato Grosso do Sul não tem alerta para onda de calor extremo

Frente fria avança e deve amenizar altas temperaturas a partir desta quarta-feira (27)
Karina Campos -
calor
Calor e baixa umidade predominam no Estado (Nathalia Alcântara)

Após 10 dias, o alerta do (Instituto Nacional de Meteorologia) sobre a intensa onda de calor não está ativo para Mato Grosso do Sul. A marcação em vermelho indicava grande perigo diante das altas temperaturas, desde o dia 18 de setembro até a noite de terça-feira (26).

Nos últimos dias, o Estado enfrentou extremo calor, com temperaturas 5°C acima do normal para o período. Cidades como , Água Clara e Pedro Gomes bateram recorde anual com valores acima de 42°C e sensação térmica que superava os 45°C.

Ainda na terça-feira, as cidades foram listadas entre as mais quentes do Brasil: Porto Murtinho pontuou máxima de 42,9°C; Água Clara ficou em sexto lugar, o calor chegou a 41,9°C; Três Lagoas ocupa a 11ª posição com 41,4°C; e Paranaíba com 41.1°C.

O balanço do (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica que cidades tiveram altos índices desde o dia 22 de setembro. Corumbá e bateram recorde anual na tarde, com valores de 41°C e 39,5°C, respectivamente. A umidade relativa do ar oscilou de 24 a 28%.

Frente fria

Entre esta quarta (27) e quinta-feira (28), uma frente fria oceânica ganha força e quebra o bloqueio que favorecia altas temperaturas. Amenizando o calor dos últimos dias, o frio deve registrar mínimas entre 13 e 16°C, principalmente ao sul, de 13 a 18°C na região leste, de 17 a 23°C na região pantaneira, norte e bolsão.

Campo Grande pode marcar mínima de 16°C e máxima de 32°C. Apesar de não ser tão intensa, a frente fria deve amenizar o extremo da onda de calor em todas as regiões do Estado.

Primavera mais quente

Para quem achou que iria se livrar do ‘calorão’ instalado em Mato Grosso do Sul, a expectativa de institutos meteorológicos indica o contrário. Segundo o Cemtec, o próximo trimestre deve ficar mais quente que o normal no Estado.

Na avaliação do monitoramento, levando em consideração dados coletados nos últimos meses, que mostram chuvas acima da média na região sul e abaixo da média na região norte, além das temperaturas máximas próximas aos 40-43°C, o trimestre deve ser quente e chuvoso.

“A precipitação [de chuvas] deve se manter dentro ou ligeiramente acima da média climatológica em grande parte do estado para o trimestre. Em relação à previsão climática da temperatura do ar, o modelo indica que em Mato Grosso do Sul, as temperaturas tendem a ficar acima da média histórica”, finaliza.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
campo grande UPA

Foragido da polícia, homem tenta se passar pelo irmão e acaba preso na UPA Coronel Antonino

Prefeitura de Sidrolândia abriu credenciamento de empresas para ações em áreas públicas. (Jornal Midiamax, Arquivo)

Sidrolândia gastará R$ 2,7 milhões com reparos e manutenção de áreas públicas

vacinação

Fim de semana de vacinação contra gripe passa de 5,7 mil doses aplicadas

Homem morre após ser arremessado para fora do veículo em acidente na BR-463

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

Mãe que faleceu em acidente na BR-163 comemorou viagem dias antes: “aproveitar um pouco”

IBGE lança mapa-múndi invertido, com o Sul no topo

Últimas Notícias

Mundo

Pressionado por Trump, presidente da Ucrânia aceita reunião com líderes russos

Negociação para por fim à guerra pode acontecer três anos após último encontro

Esportes

Cruzeiro vence Sport por 4 a 0 em plena Ilha do Retiro em Recife

Com a derrota em casa, o 'Leão' fica na lanterna do Brasileirão

Mundo

Trump pretende aceitar Boeing de luxo do Catar como nova aeronave presidencial, diz imprensa

O Boeing 747-800 é estimado em 400 milhões de dólares (2,26 bilhões de reais)

Emprego e Concurso

De analista de marketing a fisioterapeuta, Funtrab oferta mais de 3 mil vagas de trabalho em MS

Os interessados devem comparecer até a Fundação com RG, CPF e Carteira de Trabalho