Apesar de pouca chuva, cidades de MS registram rajadas de vento de 107 km/h

Imagens de satélite apontam mais chuva para Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (13)

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
danos
Apartamentos no Jatobazinho (Reprodução/Instagram Caravina)

Mato Grosso do Sul permanece com tempo instável nesta quarta-feira (13), com chances de mais chuvas, principalmente em Corumbá, cidade que contabiliza estragos durante o mau tempo. Cidades do Estado chegaram a ventos de 107,4 km/h na terça-feira (12).

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o reflexo da chuva acontece devido ao avanço de uma nova frente fria.

A estação meteorológica localizada no Aeroporto de Corumbá marcou ventos de 107,4 e do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) de 90,4 km/h. Bonito também pontuou fortes ventos, chegando a 97,2 km/h. Em seguida, está Santa Rita do Pardo (93,6 km/h), Miranda (77,4 km/h), Porto Murtinho (64,1 km/h) e Sete Quedas (56,2 km/h).

O meteorologista do Cemtec, Vinicius Sperling, diz que a região de Corumbá não teve destaque para chuvas e sim para fortes ventos durante o temporal. A análise indica uma intensa tempestade isolada, rápida e intensa, com baixos acumulados.

Em Miranda, o volume marcou 21,6 milímetros nas últimas 24h, Corumbá atingiu 20 mm e Bonito 10 mm. Os dados são da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), Inmet e Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

tempo

Instabilidade em MS

A previsão para o Estado é de tempo instável, com chance de chuvas e tempestades com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

“As instabilidades ocorrem devido ao avanço de uma frente fria, aliado ao intenso transporte de calor e umidade. No dia de hoje, deve ocorrer o fenômeno chamado de ‘mínimas invertidas’, onde elas são observadas à noite, devido ao avanço da frente fria”.

Como previsto, as temperaturas devem cair significativamente no Estado para mínimas entre 10 e 12°C, oscilando das máximas no início da semana que chegaram a 37°C. As chuvas devem ser registradas com destaque no sul do Estado.

Conteúdos relacionados

lama