Aos 67 anos, Ubaldo Pinheiro de Araujo está prestes a realizar seu maior sonho: participar da corrida de São Silvestre. Considerada uma das principais competições da categoria, a São Silvestre é uma corrida internacional de rua realizada anualmente na cidade de São Paulo, no dia 31 de dezembro.

Sonho adiado, mas nunca esquecido, Ubaldo se manteve ativo ao longo dos anos, para se preparar para o dia em que participaria da tão sonhada corrida.

“Sempre pratiquei esportes, gosto de futebol, natação e agora a corrida. É algo que faz bem para minha saúde e me mantém muito ativo”, disse em entrevista ao Jornal Midiamax.

Com uma rotina disciplinada de treinos na academia Espaço Vip, em , o aposentado tem se preparado há quatro meses para enfrentar a São Silvestre. Embora não seja um corredor experiente, a famosa maratona de 15km será o primeiro passo de uma jornada que começará com um dos maiores desafios para qualquer corredor.

“Decidi começar pela São Silvestre porque sempre foi meu sonho correr esses 15km. Em Mato Grosso do Sul, ainda não participei de corridas, mas pretendo me inscrever nas próximas”, destaca Ubaldo.

Futebol é uma das paixões de Ubaldo (Arquivo pessoal)

Ansioso, Ubaldo mal pode esperar para embarcar para São Paulo e enfrentar esse desafio. Na viagem, ele irá acompanhado de sua família, que estará torcendo por ele, o que o motiva a alcançar o pódio.

“Minha meta é conquistar o pódio. Vou com foco e determinação para alcançar esse objetivo e realizar meu sonho”, afirma Ubaldo.

Ubaldo
Ubaldo durante os treinos (Arquivo pessoal)

São Silvestre

Uma das principais corridas internacionais de rua do mundo, a São Silvestre, é realizada anualmente no dia 31 de dezembro na cidade de São Paulo e recebeu o nome de São Silvestre em homenagem ao antigo Papa. Idealizada pelo Cásper Líbero, a primeira prova de São Silvestre foi realizada em 1925 e contou com a participação de 48 corredores.

Nas primeiras edições, os corredores realizavam o percurso durante a noite e cruzavam a linha de chegada no ano seguinte, já que a corrida terminava poucos minutos depois da meia-noite.

A partir de 1953, a competição foi incluída no calendário internacional, tornando-se uma das provas mais importantes do mundo no campo das corridas de longa distância. Muitos dos maiores corredores de todo o planeta já participaram da São Silvestre ao longo de sua história.

Saiba Mais