Pular para o conteúdo
Cotidiano

Ao estilo francês, Campo Grande recebe primeira edição do ‘Mercado de Pulgas’ na Afonso Pena

Com mais de 50 expositores, a feira reunirá objetos usados, colecionáveis, móveis antigos, pratarias, decorações e roupas neste domingo (3)
Lethycia Anjos -
Feira de antiguidades
Feira de antiguidades (Foto: Henrique Arakaki)

Inspirada nos mercados ao ar livre de Paris, recebe neste domingo (3) o 1° “Marché Aux Puces”, ou Mercado das Pulgas em português. Tradição europeia, a feira que consiste na compra e venda de itens usados, impulsiona a economia circular e confere novos significados a objetos que seriam destinados ao lixo ou ao fundo do armário.

Com mais de 50 expositores, a feira reunirá antiguidades, objetos usados, colecionáveis, móveis antigos, pratarias, decorações diversas e . O Mercado das Pulgas será das 8h ás 14h, nos altos da Avenida Afonso Pena, entre o Corpo de e a rotatória, o local promete ser um ponto de encontro regular para colecionadores e entusiastas de antiguidades em Campo Grande.

Mercado de pulgas?

mercado Feira de antiguidades
Mercado de Pulgas foi aprovado pelos vereadores (Henrique Arakaki/ Midiamax)

Na década de 80, antes da popularização do termo ‘vintage’ e da fama dos brechós, a economia circular prosperava nos subúrbios de Paris, na França, reunindo centenas de pessoas em grandes bazares ao ar livre. No entanto, devido ao contexto da época, muitas roupas eram vendidas infestadas de pulgas. Assim, surgiu o termo “Mercado de Pulgas”, representando a essência peculiar desse comércio onde objetos usados encontravam novos donos, mesmo que inicialmente acompanhados por indesejados.

Impasse adiou inauguração do ‘Mercado de Pulgas’

Antiguidades são procuradas para fins decorativos (Foto: Arquivo Pessoal)

Em setembro, a Prefeitura de Campo Grande vetou parcialmente o projeto do ‘Mercado de Pulgas’ no município. Na época, o local para realização da feira, previsto em projeto de lei, foi desaprovado pelo Executivo.

Segundo a proposta aprovada pelo Legislativo, o mercado seria realizado na Avenida Afonso Pena, com previsão de interdição a partir do cruzamento com a Rua Cel. Cacildo Arantes até o cruzamento com a Avenida do Poeta.

No entanto, a Prefeitura entende que “o local estabelecido é demasiadamente extenso, medindo aproximadamente 1.800 metros, de modo que sua interdição obrigatória poderá trazer prejuízo ao livre trânsito de veículos na região”.

Além disso, disse que por se tratar de um centro de exposições e comercialização a varejo, o Mercado de Pulgas é considerado uma feira livre. Então, se enquadra na lei complementar nº 223/2014 e não pode ser realizada no raio de 200 metros de unidades de segurança, como Bombeiros e Delegacias.

1° Mercado de Pulgas
1° Mercado de Pulgas (Divulgação)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Para 61%, Lula representa melhor o Brasil do que Bolsonaro, diz pesquisa

Foragido por estupro de vulnerável é preso em Cassilândia

Alvo da PF em operação contra grupo que mantinha paraguaios em escravidão é preso em MS

VÍDEO: Tiroteio na fronteira deixa dois mortos e um veículo incendiado

Notícias mais lidas agora

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

axolote medicina cancer de mama 2

Cientistas descobrem novo superpoder de animal que vive no Bioparque Pantanal

Campo-grandense relata atraso de mais de uma hora para entrar em estádio do Corinthians: ‘Não dá certo’

Últimas Notícias

Brasil

‘Não aceito que venha meter o bedelho’, diz Mourão sobre tarifaço de Trump

Senador afirmou que Bolsonaro sofre "injustiça", mas que é problema interno do Brasil

Transparência

Campo Grande deve receber aporte do Tesouro Nacional até três meses após ajuste fiscal

Com aporte, Adriane planeja asfaltar diversos bairros de Campo Grande ainda em 2025

Política

Com 8 deputados em home office, falta de internet atrasa sessão na Alems

O atraso afetou ainda um grupo que seria homenageado pelo deputado Lucas de Lima

Cotidiano

Programa que paga produtores para conservar o Pantanal abre inscrições nesta sexta-feira

As inscrições para o PSA Conservação, programa que remunera produtores rurais que preservam o Pantanal, abrem nesta sexta-feira (18) e vão até 20 de agosto