Sol, verão, calor: fatores quase essenciais para quem gosta daquela ‘cervejinha' gelada ou um drink bem refrescante. Entretanto, o consumo de álcool pode ser um dos maiores inimigos da saúde em dias quentes, prejudicado a hidratação do corpo.

Mesmo se tratando da ingestão de líquido, a bebida alcoólica é uma das principais inimigas da nossa saúde nos dias quentes, como os registrados ultimamente em Mato Grosso do Sul.

A médica e professora do curso de medicina da Uniderp, Carolina , explica que o uso da famosa cervejinha, ainda mais em grandes quantidades, pode precipitar ou agravar um quadro de desidratação.

Segundo a profissional, é preciso dar preferência para água e bebidas isotônicas e até mesmo alimentos com alta concentração de líquidos, como melancia, tomate e pepino.

Sem ‘cervejinha', médica dá dicas de como cuidar da saúde em dias de calor

Assim, mesmo sem a famosa ‘cervejinha' para refrescar, algumas dicas podem ser cruciais para enfrentar os dias quentes sem descuidar da saúde. Carolina Arroyo separou alguns cuidados, confira:

Aumentar a hidratação: pode ser feita através da ingestão de líquidos com água e isotônicos. Além disso, é importante apostar em alimentos com alta concentração de água em sua composição, como melancia, tomate e pepino.

Cuidado com a ao sol: nos dias mais quentes, é necessário evitar exposição ao sol nos horários de alta intensidade de radiação.

Preciso sair no sol, o que fazer? De acordo com a médica, aqueles que precisam se expor ao sol em horários mais quentes, precisam fazer o uso de protetor solar adequado de alta proteção, chapéus e roupas de cor clara.

Fim de ano será quente em Mato Grosso do Sul

O último ‘sextou' do ano será de altas temperaturas em Mato Grosso do Sul. A atuação de uma massa de ar seco irá fazer com que os termômetros alcancem os 40°C em diversas cidades.

Além disso, o fenômeno irá causa uma variação de nebulosidade, com altas temperaturas e baixa umidade do ar.

Céu amanheceu aberto em Campo Grande. (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), não estão descartadas pancadas de .

A temperatura pode chegar a 40ºC em e Porto Murtinho. A mínima prevista é de 22ºC em Anaurilândia. Em Campo Grande, os termômetros devem registrar de 25°C a 36°C.

Por fim, não estão descartadas pancadas de chuva típicas de verão em todo o Estado.

Entre a tarde e noite, uma frente fria se aproxima na região Sul de Mato Grosso do Sul, podendo gerar chuvas e tempestades.