Alunos gaúchos participam de feira científica em MS para mostrar que fruta e sílaba ‘combinam muito’
Projeto começou ainda durante a pandemia e já fez alunos desenvolverem sistema próprio de irrigação na escola, além de aprenderem sobre empreendedorismo e a possibilidade de ter uma horta em casa
Graziela Rezende –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
B de banana, k de kiwi, L de laranja, G de goiaba e assim por diante. É assim que, aparentemente brincando, muitos alunos da Escola Estadual Jerônimo Mércio da Silveira, em Candiota (RS), aprenderam as sílabas e ficam repetindo em casa. Aos mais velhos, coube também a função de desenvolver uma horta, aprender sobre tecnologia ao desenvolver um sistema próprio de irrigação na escola, entre outros temas. Com cinco representantes, três alunos e dois professores, o projeto Permacultura está sendo exposto durante o Integra 2023, na UFMS.
“Este projeto iniciou em 2020, quando ainda estávamos em pandemia, no final na verdade. E aí foi evoluindo e, no ano de 2021, começamos a trabalhar de forma mais intensa, já que os alunos voltaram para aulas presenciais. De lá para cá, já temos a nossa estufa que produz alimentação saudável aos alunos e aí integramos as crianças, despertando nelas este interesse pelas frutas. Assim, a gente construiu todas as salas e hoje temos a representação, que são os meninos, porém, o trabalho foi desenvolvido com toda a turma”, afirmou a professora de química e uma das coordenadoras do projeto, Josimar Garcia.
Ao todo, cerca de 400 alunos se envolveram no projeto da escola. “A gente foi até o ponto de criar o nosso sistema de irrigação automatizado para a estufa. Nós usamos a água da chuva e era algo que antes não tinha na escola e foi originado com a ideia do projeto. Ali existia antes uma extensa área de lazer, com gramado e pracinha, mas, ainda assim sobrava uma área que não estava sendo usada, cerca de 600 metros quadrados. E aí fizemos a horta para a merenda deles, com as frutas e legumes em geral. No início, ganhamos mudas da comunidade”, explicou o professor de física Luiz Antônio Dworakowski.
Horta em casa
Todo o ensinamento também foi para dizer que é sim possível cada um ter uma horta em casa. “Nós ainda fizemos uma aula de empreendedorismo, mostrando a possível lucratividade deles e tivemos outros avanços desde 2020, na prática. A ideia agora é ir seguindo, falando e disseminando o projeto Brasil afora”, argumentou a coordenadora.
Um dos alunos, que está apresentando o projeto em Campo Grande, argumenta que o projeto já foi apresentado em outros eventos. “É um projeto que estamos nele há três anos e traz várias experiências. É um projeto que a gente vai levar para a vida”, Bernardo de Souza Souza, de 17 anos.
Integra 2023
O Integra é o maior evento de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo do Estado.
A expectativa é reunir cerca de 10 mil pessoas até a próxima sexta-feira (27), com apresentações no Ginásio Moreninho. Confira a programação completa aqui.
Midiamax durante o Integra 2023:
Pobreza menstrual vira tema científico para Lenita e Helena, que criaram o ‘tabuleiro sem tabu’
O que o céu indígena tem a ensinar? Jovens contam teoria de anciões na maior feira científica de MS
Notícias mais lidas agora
- Mulher flagra amigo da família estuprando menina de 8 anos no quarto dela em MS
- Motorista de Fusca que ficou destruído ao bater em ônibus na Guaicurus não tinha CNH
- Funcionária encontra feto dentro de vaso sanitário em restaurante na BR-163 em Campo Grande
- Morto com tiro na cabeça em rodovia era suspeito de roubo de joias avaliadas em R$ 1 milhão
Últimas Notícias
Filho de Petra Mattar vai pra UTI e respira com ajuda de máscara; saiba detalhes
Filho de Petra Mattar, Makai precisou ser internado na Unidade de Terapia Intensiva e enfrenta problemas na saturação; saiba detalhes
Terremoto de magnitude 5,1 atinge a costa do Chile
Até o momento não há relatos de feridos, vítimas ou danos à área
Abra as janelas! Fumacê percorre seis bairros de Campo Grande nesta terça-feira
Os serviços podem ser adiados ou até cancelados em caso de chuvas, ventos ou neblina
Oposição articula destituição de Ronald Acevedo da prefeitura de Pedro Juan Caballero
Grupo planeja assumir controle político do município
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.