Alunos do 6° ao 9° ano das escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino) participaram nessa semana do projeto Escola Segura, realizada pela GCM (Guarda Municipal Metropolitana). A ação aconteceu nas escolas Plínio Barbosa, Professor Arlindo Lima e Eulalia Neto Lessa, com palestras sobre violência nas escolas e bullying. Desde a criação do projeto, 52 mil alunos já participaram.

O tema abordado tem como objetivo alcançar a cultura de paz entre os alunos e inibir atos violentos e criminosos no ambiente escolar.

A guarda civil metropolitana, Nelis, foi uma das ministrantes da palestra, e afirma que os problemas gerados pelo bullying nas escolas são muito graves. “É preciso sempre estar atento ao tema, pois o bullying torna o ambiente escolar hostil e prejudica o aprendizado dos alunos. Nosso trabalho é orientar e combater esse cenário”, explica.

O estudante do 8° ano, Max Matos, conta já ter sofrido gordofobia na sala de aula.  “Eu mesmo já fui vítima de gordofobia e sei o quanto isso é ruim. Então é muito bom ter o apoio e orientação de profissionais, trazendo esse assunto tão importante para reflexão de todos”, diz o adolescente.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Campo Grande

A programação do Projeto Escola Segura segue o cronograma, em 2023, nas 99 escolas de Ensino Fundamental e 106 Emeis, totalizando 205 instituições municipais de ensino.